Micro e pequenos empresários movimentam a economia de Ribeirão com vendas on-line

Micro e pequenos empresários movimentam a economia de Ribeirão com vendas on-line

Quando bem utilizada, tecnologia pode ser uma poderosa aliada para combater os efeitos negativos provocados pela pandemia

Por meio das notas fiscais eletrônicas, a Receita Federal aponta que o mês de junho teve o maior volume de vendas do ano, cerca de R$ 24 bilhões por dia, um aumento de 15,6% comparado a maio. O isolamento social durante a pandemia da Covid-19 elevou, especialmente, as vendas no comércio eletrônico. Em junho, o crescimento das notas fiscais eletrônicas referentes às vendas pela internet chegou a 73% em relação ao mesmo mês do ano passado, e a média diária alcançou R$ 670 milhões.

O mapeamento para mensurar o impacto do novo coronavírus mostra que nem todos os negócios foram impactados negativamente. Um grupo de 200 mil empresas conseguiu manter o volume de vendas mesmo durante a pandemia. Segundo levantamento do Sebrae, estima-se que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita porque apostaram nas vendas online e serviços de internet. O WhatsApp, por exemplo, é uma ferramenta que está se transformando na maior plataforma global de vendas do mundo para os empreendedores desse nicho. É um mercado de 195 milhões de brasileiros que está presente em 94% dos celulares e que representa, somente no país, uma oportunidade de R$ 600 bilhões.

Em Ribeirão Preto

Uma pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) aponta que 60,4% das empresas podem encerrar as atividades em até dois meses, devido à crise econômica instalada pela pandemia. Apesar desse cenário preocupante, quando o assunto é e-commerce, a região de Ribeirão Preto não fica atrás de nenhuma outra cidade do interior do estado. Com um faturamento de R$ 414,8 milhões, perde apenas para a capital, que regista o volume de R$ 1,6 bilhão. Segundo a Fecomercio, a cidade disparou nas vendas pelo comércio eletrônico e, contrariando os efeitos negativos da pandemia, micros e pequenos empresários têm movimentado a economia.

Para orientar quem ainda não opera na web com tanta destreza, o autor do best-seller “Os 8Ps do Marketing Digital”, Conrado Adolpho, realiza lives em seu canal no Youtube abordando temas essenciais para garantir um planejamento estratégico de divulgação e de valorização do produto. “Em média, as pessoas passam 4 horas e 59 minutos acessando a internet contra 4 horas e 31 minutos assistindo televisão. Diante desse número, fica claro que os empresários devem ter a sua presença na rede online para aproveitar todas as oportunidades de vendas que ela oferece”', comenta.

O especialista ainda destaca que, independente desse índice, nem todos os empresários sabem utilizar a internet para vender e criar um relacionamento com o público-alvo. “O empresário que não estiver atento às mudanças sobre como as pequenas empresas estão trabalhando na economia atual verá seu negócio definhar em menos de 1 ano”, alerta. Além de atender aos empresários, Conrado também dá dicas para a população em geral, desde como iniciar um negócio na internet até como não cair nas vendas fraudulentas online, que cresceram 60% durante a pandemia.

Serviço
Curso gratuito

Todas as terças-feiras, às 19h, no canal do YouTube
www.youtube.com/user/ConradoAdolpho


Foto: Pixabay

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