Projete promove o Hackathon para jovens de escolas públicas de Ribeirão Preto
Neste ano, peloa primeira vez, o Hackathon do Projete será realizado de maneira on-line

Projete promove o Hackathon para jovens de escolas públicas de Ribeirão Preto

Programa socioeducativo gratuito faz primeira versão on-line do desafio nesse sábado, 14

Pelo terceiro ano consecutivo, o Projete promove o Hackathon para jovens de escolas públicas de Ribeirão Preto. Por conta do cenário de pandemia, pela primeira vez, o evento será on-line, totalmente adaptado, neste sábado, 14, a partir das 8h30. O tema se baseia no atual cotidiano mundial, e só será revelado no dia do evento.

O Projete é um programa socioeducativo gratuito, fruto da parceria entre as empresas Grupo Maubisa, Consinco, Sicob Cocred, PwC, Santa Emília Caminhões, Grupo Lago-San, DigitalNet, Ourofino, Riberball, ValorUp, RP Capital, Construtora Stéfani, Happening, Agropecuária Uvá, Ourofino Agrociência, Supera e Escola SEB. Conta com o apoio das empresas, Pontue, Faculdades Estácio, Outras Palavras, Grupo RS, Vox 2 You, Água Doce e Zpp Ideias Participativas.

O Hackathon

Divididos em times, os jovens serão norteados pelos critérios da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) apresentado na Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo eles econômico, social e ambiental -confira todos os objetivos aqui.

A utilização de diversas plataformas no evento começara pelo Google Meets, passando pelo Discord - para comunicação em vídeo chamada, envio de arquivos e fotos -, Mural - ferramenta que permite realizar atividades em conjunto-, Marvel - desenvolvimento de prototipagem de aplicativos -, Miro - quadro branco virtual para trabalho remoto -, e Inovation Room, disponibilizado pela parceira WEME (estúdio de design e inovação) de Campinas.

Os participantes serão orientados por mentores por meio de vídeos curtos explicativos e interação ao vivo. A cada dinâmica realizada, os grupos melhores pontuados são premiados com surpresas relacionadas a um aplicativo de alimentação.

Todos receberão um kit especial com suplementos necessários para manterem-se presentes durante as 10 horas de atividades. Os três projetos melhores ranqueados serão premiados. “Várias instituições tentaram levantar soluções diante do tema, mas falta a voz da juventude. Esperamos o protagonismo e que a solução venha por parte deles. Há muita preparação e queremos que o jovem consiga refletir a respeito de soluções viáveis para os problemas cotidianos e a partir do momento em que ele consegue desenvolver isso, acreditamos atingir nosso objetivo”, comenta o assistente pedagógico, Marcos Desideri.


Foto: Karolina Grabowska por Pixabay

Compartilhar: