Supera Parque divulga mapeamento do ecossistema de inovação da região de Ribeirão Preto

Supera Parque divulga mapeamento do ecossistema de inovação da região de Ribeirão Preto

No total foram mapeadas 328 startups, sete delas novas, destacando-se os segmentos de soluções agrícolas, produtos e serviços, saúde e educação

Recentemente, o Supera Parque de Inovação e Tecnologia divulgou o mapeamento de 2023 dos ambientes de inovação que atuam na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Anualmente, o Parque Tecnológico elabora um estudo que analisa o ecossistema local, os atores que o promovem, as ações que o fortalecem e o desenvolvimento ao longo dos anos. A partir de uma base de dados formulada por uma busca ativa e uma pesquisa on-line, o projeto desenvolveu um dashboard interativo, para uma navegação facilitada nos resultados do estudo, e um e-book que traz os principais insights do mapeamento. 
 

No total foram mapeadas 328 startups, sete delas novas, destacando-se os seguintes segmentos: Agritechs, que atuam no desenvolvimento de soluções agrícolas otimizando o trabalho no campo; Biotechs, que desenvolvem produtos e serviços, como terapias, medicamentos e dispositivos médicos, combinando tecnologia e biologia; Healttechs, que trabalham no setor da saúde para desenvolver soluções que ajudam pacientes e empresas do ramo; e Editechs, com soluções educacionais, promovendo novas formas de explorar o aprendizado.
 

O estudo também inclui os números da região, que engloba 34 municípios: são cinco polos de desenvolvimento econômico, sete ambientes de inovação, mais de 90 instituições de ensino superior, mais de 40 iniciativas, grupos e ONGs. Há também mais de 30 organizações estudantis de apoio à inovação e empreendedorismo.
 

“O mapeamento, além de impulsionar a conexão entre os atores do nosso ecossistema, é um importante diagnóstico para orientar políticas públicas. Desafios enfrentados pelas startups, indicadores de diversidade entre empreendedores(as) e aderência aos objetivos de desenvolvimento sustentável são alguns dos valiosos dados obtidos”, informa Sandro Scarpelini, gerente do Supera Parque, no e-book.  
 

Segundo Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, o mapeamento é de grande importância, evidenciando o Supera Parque que celebrou duas décadas de existência este ano. “Com mais de 400 projetos apoiados, 40 empresas graduadas e atualmente impulsionando 77 empresas, o Supera Parque se consolida como um ícone de inovação. Ao alcançar o Top 3 da América Latina no renomado ranking UBI Global, reforça sua relevância na promoção do desenvolvimento tecnológico em nossa região”, informa o prefeito.
 

Para Luiz Henrique Catalani, coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), a USP reafirmou, em 2023, sua excelência como instituição de ensino e pesquisa, destacando-se especialmente na área de inovação e empreendedorismo, conquistando reconhecimento tanto nacional quanto internacional. “A colaboração estreita com o Supera Parque ganha ainda mais importância, considerando seu papel fundamental na região de Ribeirão Preto, onde a Universidade tem uma forte presença. É relevante destacar os recentes avanços do Supera Parque e Incubadora, que elevam ainda mais o prestígio dos diversos ecossistemas de inovação dentro da USP”, comenta.


Para conferir o mapeamento de 2023 clique aqui.


Foto: divulgação\arquivo

Compartilhar: