Detran.SP lacra 11 desmanches irregulares em Ribeirão Preto
Estabelecimentos funcionavam sem credenciamento

Detran.SP lacra 11 desmanches irregulares em Ribeirão Preto

Ao todo, 13 comércios foram fiscalizados pelo departamento de trânsito, Polícia Militar e Prefeitura

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lacrou nesta terça-feira, 14, 11 desmanches que funcionavam sem credenciamento em Ribeirão Preto. Ao todo, 13 estabelecimentos foram fiscalizados em conjunto com a Polícia Militar e a Prefeitura do município.

Nos dois comércios credenciados também foram constatadas irregularidades. Um deles responderá a um processo administrativo por não apresentar todas as notas fiscais de entrada e saída de veículos. Ao final, decorrido o prazo para entrega das notas faltantes e respeitado o direito de defesa, o estabelecimento poderá ser lacrado caso não regularize a situação.

No outro desmanche foi verificado o descarte incorreto de óleo no solo. A Polícia Ambiental e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram acionadas para tomar as medidas cabíveis.

Denúncias sobre suposta atuação irregular de empresas de desmanche devem ser feitas à Ouvidoria do Detran.SP, que pode ser acionada pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de "Atendimento".

Controle na palma da mão 

As principais peças automotivas recebem uma etiqueta com número único de série e código QR-Code e são cadastradas no sistema online do Detran.SP pelas empresas do setor.

O consumidor pode consultar a procedência da peça e ter a garantia de comprar apenas itens de origem legal. A pesquisa pode ser feita por meio do aplicativo de serviços do Detran.SP para tablets e smartphones ou qualquer outro aplicativo com leitor de CR-Code. A consulta também pode ser feita por meio do portal na área "Parceiros", opção "Desmontes".

A pesquisa exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo ao qual a peça pertencia, além de identificar qual a empresa desmontadora e comercializadora do produto. Quando existem registros fotográficos do veículo, as imagens ficam disponíveis para visualização.


Foto: Pixabay

Compartilhar: