Pelo terceiro ano seguido, Ribeirão Preto registra redução nas mortes no trânsito

Pelo terceiro ano seguido, Ribeirão Preto registra redução nas mortes no trânsito

Segundo dados do Infosiga, mortes no trânsito chegaram a 74 em 2020, menor número desde 2017

Dados registrados pelo Sistema de Informações do Governo do Estado de São Paulo (Infosiga) mostram que, pelo terceiro ano seguido, os acidentes fatais e as mortes no trânsito de Ribeirão Preto registraram queda. 

Em 2020, foram 74 óbitos de vítimas que se envolveram em 64 acidentes fatais. O número de vítimas e de acidentes fatais é o menor registrado na cidade desde 2017, segundo o levantamento. Na comparação dos quatro anos, os óbitos no trânsito caíram 19%. 

Ao todo, entre os anos de 2017 à 2020, houve um total de 329 mortes causadas por acidentes de trânsito. No primeiro ano, o total de mortes foi de 92, sendo 45 delas causadas por colisão com motociclistas. Foram 93 acidentes fatais em 2017, o que representa uma redução de 31% em comparação com os números do ano passado.

Perfil

As motos são os veículos que mais se envolvem em acidentes com vítimas fatais, de acordo com o Infosiga. Ainda segundo o relatório publicado, cerca de 80% das vítimas são homens, e na maioria das vezes se encontram na faixa etária dos 18 aos 24 anos. A maioria das mortes, 59,6%, acontece em hospitais e 37% na hora, no local do acidente, sem tempo para socorro. 

As colisões são as que causam mais mortes, seguidas de atropelamentos. O dia da semana em que mais foram registrados acidentes fatais nos últimos anos em Ribeirão Preto foi domingo, no período na noite, seguida da sexta-feira, também à noite. 

A maioria das mortes entre 2017 e 2020, em Ribeirão Preto, ocorreram nas vias dentro da cidade, 66%. Já as rodovias de Ribeirão registraram 29% das mortes em acidentes. 

*Texto: Lídia Mattos


Imagem: Revide

Compartilhar: