Neuroarquitetura no BBB22!

Neuroarquitetura no BBB22!

Muitos tem-se falado sobre a Neuroarquitura e seus benefícios.

Eu mesma já fiz um post aqui no blog sobre esse assunto tão interessante. Vide: https://www.revide.com.br/blog/ariella-de-paula/neuroarquitetura-uma-nova-forma-de-entender-e-proj/

Está cientificamente comprovando que ambientes organizados, com boa iluminação natural, cores neutras e com a presença de plantas estimulam a criatividade, a cooperação entre seus usuários e a produtividade.

Mas e se andarmos na contramão? E se usarmos a Neuroarquitetura para desestabilizar, causar desconforto e gerar conflitos?

Apesar de parecer divertida e cheia de alegria, a estratégia de adotar uma decoração caótica em um reality show é propositalmente pensada para afetar de forma negativa o humor dos participantes.

Eu não assisto o programa por diversos motivos, mas o mais relevante deles é o fato da decoração me incomodar profundamente.

As referências de cores, formas e texturas vêm dos anos 70, 80 e 90. A estética “retrô” da edição de 2022 também se inspira em videogames clássicos, fliperamas e nas charmosas máquinas jukebox.

Com tudo isso os participantes do programa sofrem 3 grandes impactos: o uso desmedido de cores ( e também de formas e texturas), a exposição excessiva à luz branca e a falta de condições mínimas de habitabilidade, organização e conforto.

Explico!

O excesso de estímulo visual, com o uso de cores intensas e uma variedade grande de formas e texturas podem causar um estresse no cérebro e afetar a concentração, a atenção e trazer uma sensação de cansaço.

Um quarto com muitos estímulos visuais dificulta o relaxamento e o sono profundo, e vai elevar a liberação do hormônio cortisol, que é responsável pelo controle do estresse e pelo sistema imunológico do corpo.

A iluminação foi outro ponto crucial adotado para afetar a convivência dos participantes que estão na casa do BBB22.

Eles ousaram uma junção fatal: pé direito baixo, refletores potentes e luz branca.

De acordo com a neuroarquitetura, essa estratégia tem como objetivo liberar adrenalina e não permitir que a mente e o corpo relaxem. Assim, os brothers sempre estarão em estado de alerta nesses espaços.

A variação da luz natural ao longo dia é o que regula nossa produção hormonal. Naturalmente, temos momentos mais ativos durante o dia e de relaxamento ao anoitecer. A exposição prolongada à iluminação branca desequilibra o relógio biológico afetando o humor, o sono e as sensações de fome e de saciedade.

Com relação à organização, Já pensou viver 3 meses dentro de uma casa que não tem armários onde você possa guardar suas roupas e, pior ainda, não tem camas suficientes para todos os moradores.

Além disso, imagine ter que dividir um único chuveiro e vaso sanitário com 20 pessoas? O que parece difícil de tolerar na vida real, é o que os participantes do BBB22 estão enfrentando nessa edição.

Sem falar que, ao longo dos 3 meses, eles são constantemente submetidos à insuficiência de alimentos também.

Toda essa escassez de recursos é proposital e visa aumentar a sensibilidade, a irritabilidade e a ansiedade dos confinados.

Em termos comportamentais, se o ambiente pode impactar no início, a tendência é que depois as pessoas se acostumem com ele. Por isso, no BBB e também em todas as relações humanas, prevalecem as dinâmicas de convívio e o repertório emocional de cada um. É a partir disso que os conflitos surgem ou não.

Por isso, sobretudo em reality shows como o BBB, pode se dar melhor quem tiver resistência emocional e resiliência. Com o tempo, a pessoa vai se adaptar ao ambiente cheio de estímulos e o que vai prevalecer é como ela lida com as relações e com as regras do jogo.

Compartilhar: