Conheça alguns contos da Baba Yaga

Conheça alguns contos da Baba Yaga

Baba Yaga é o nome que causa medo

 

“Era uma vez” é uma expressão que nos remete à uma realidade fantástica, com bruxas malvadas, fadas madrinhas e príncipes encantados. Muitos dos contos mais conhecidos ganharam o mundo em versões infantis com as animações da Disney, como Branca de Neve e Cinderela, dos irmãos Grimm, A Bela e a Fera da escritora francesa Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve e Alice no País das Maravilhas, do britânico Lewis Carroll. Embora a Disney tenha conquistado a fama com a adaptação de muitos contos escritos pelo mundo, há ainda muito o que se conhecer. A Baba Yaga, uma lenda russa, é um exemplo que tem sido citado na cultura pop.

A lenda conta a história de uma velha bruxa que come carne humana fresca e mora em uma casa que anda por aí sobre pernas de frango. Baba Yaga é uma lenda que aparece em alguns contos russos, sendo a grande ameaça à Vasilisa, a Bela, e a antagonista no conto The Magic Swan Geese. Há também o conto Go I Know Not Whither and Fetch I Know Not What no qual Baba Yaga é representada como uma sábia anciã que guia o herói (o marido de uma princesa pássaro), deixando o papel de má para assumir o arquétipo de mentor, como denominaria Joseph Campbell.

E se o nome Baba Yaga lhe soa, de certa forma familiar, é porque você provavelmente já assistiu algum filme da trilogia John Wick ou Homem-Formiga e a Vespa, que são as obras populares onde identifiquei a bruxa. Há também a citação no jogo Rise of the Tomb Raider, em que é possível se aventurar no Vale Sinistro na DLC “Baba Yaga: O Templo da Bruxa”, que é descrita como um pesadelo no qual Lara enfrenta um mal ancestral.

Em John Wick, o protagonista que dá nome ao filme é inicialmente comparado à Baba Yaga, pelo medo que causa em seus adversários. Contudo, em um curto diálogo, é explicado que John Wick não é o Baba Yaga, mas sim aquele que é chamado quando é preciso matar o bicho-papão. Aliás, muitas vezes a tradução ou mesmo o contexto de algumas obras relacionam a Baba Yaga com o bicho-papão, acredito que para evitar explicar toda uma lenda eslava.

Como Baba Yaga está diretamente relacionada ao medo, em Homem-Formiga e a Vespa a antagonista Ava Starr é apresentada aos heróis através de um diálogo entre os personagens Luis (Michael Peña) e Kurt (David Dastmalchian). Primeiramente Luis fala em um fantasma e logo em seguida Kurt cita a Baba Yaga. Diferente do que acontece em John Wick, aqui não se fala em bicho-papão, mas há uma definição mais precisa: uma bruxa cujas histórias são contadas para assustar crianças. Em uma cena mais adiante, quando a antagonista ameaça Luis, todos no local se assustam com a aparição repentina, enquanto Kurt reage com um grito assustado (e cômico): Baba Yaga!

A lenda da Baba Yaga me chamou muito a atenção desde a primeira vez que ouvi, jogando a DLC de Rise of Tomb Raider. É muito legal quando há alguma referência em um filme e você entende bem, o que aconteceu comigo quando assisti John Wick e Homem-Formiga e a Vespa. O medo qual a citação da bruxa deveria causar funcionou bem para mim. Talvez contos de fada sejam sobre isso: transmitir sentimentos de geração em geração.

 

Ilustração de capa por Samuel Pietro. Instagram: @samuelp.arts

Compartilhar: