Dia Mundial do Rock
I wanna rock and roll all night and party every day
Hoje,13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock, mas só no Brasil (pois é!). A data coincide com o Live Aid, um show simultâneo em Londres, Inglaterra, Filadélfia e Estados Unidos que foi realizado no dia 13 de julho de 1985. Nos anos 90 as rádios paulistanas Rádio Rock (89 FM) e Energia (97 FM) começaram a divulgar a data como o Dia Mundial do Rock, o que rapidamente caiu nas graças dos ouvintes e alcançou todo o país. O mundo do entretenimento em geral bebe da fonte do rock para cultivar seus fãs e é sobre isso que vamos falar.
Recentemente, a série original da Netflix, Stranger Things, colocou no 1º lugar da parada Global do Spotify a música Running Up That Hill da cantora de pop rock Kate Bush. O clássico de 1985 voltou com força total após ser inserida na trama principal da 4ª temporada da série. E não foi só, a música Master Of Puppets, do Metallica, retornou as paradas de sucesso após ser tocada pelo personagem Eddie (Joseph Quinn) em um cenário incrível no Upside Down. E não posso esquecer de Should I Stay or Should I Go, lançada pela banda The Clash em 1981 e que em 2016 foi resgatada por Stranger Things com o grande sucesso da 1ª Temporada.
Nos cinemas o MCU tem construído excelentes trilhas sonoras com clássicos do rock. No mais recente lançamento, Thor: Amor e Trovão, o teaser de divulgação é embalado por Sweet Child O' Mine, sucesso de Guns N' Roses lançado em 1987. E foi assim desde os primórdios dos sucessos da Marvel, que no trailer do primeiro filme do Homem de Ferro já trazia Back In Black do AC/DC. Assim como nossa querida Max de Stranger Things ouvia Running Up That Hill em um walkman, o Senhor das Estrelas (Peter Quill) ouvia no clássico aparelho a música Hooked on a Feeling de Blue Swede no filme Guardiões da Galáxia.
E é claro que falar de clássicos do rock and roll na cultura pop é falar também de clássicos do cinema. Em Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994) é Chuck Berry que conduz a dança de Mia e Vicente ao som de You Never Can Tell. E em Armagedom (1998) o mais famoso perfurador de petróleo (Bruce Willis) é convocado para ir ao espaço e salvar o planeta de uma colisão eminente com um asteroide que destruiria toda a vida, missão que recebeu a trilha sonora de I Don’t Want to Miss a Thing, do Aerosmith. Para terminarmos abrasileirados, Tropa de Elite é o título do filme e da música do Tihuana.
Para comemorar o Dia Mundial do Rock, essas músicas e muitas outras estão reunidas na playlist All Stars que criei no Spotify. Minha ideia é incluir uma única música de cada artista, então não fique chateado com a ausência de Rock and Roll All Nite da banda KISS, pois a música escolhida foi Forever. A playlist tem mais de 4 horas de rock para você curtir: clique aqui e aproveite o Dia Mundial do Rock!