Entenda o que significa a música Envolver da Anitta em 1º lugar global no Spotify

Entenda o que significa a música Envolver da Anitta em 1º lugar global no Spotify

Y tengo pa' ti la combi completa

 

A música Envolver da Anitta atingiu o primeiro lugar global no Spotify e a internet está em comemoração. A euforia começou quando a música atingiu o Top 10, o que já era algo inédito para um artista brasileiro. Mas hoje, o topo absoluto foi alcançado e Anitta faz história como a primeira artista brasileira a alcançar o primeiro lugar na lista do streaming. A alegria da imensa base de fãs da cantora contagiou toda a internet. Mas, o que significa alcançar esse primeiro lugar?

Não há dúvidas de que essa conquista inédita é muito especial e importante para dar visibilidade aos artistas brasileiros e atrair fãs do mundo todo, não só para a própria Anitta, mas para a música nacional em geral. O Spotify é o streaming de músicas de maior sucesso e sua ascensão causou não só uma mudança no mercado musical, mas também na forma como os fãs se relacionam com as músicas e os artistas. Os Meus amigos dos podcasts do B9 falam sobre esse assunto no Braincast nº 401, vale a pena conferir.

O grande sucesso do Spotify lhe garantiu a confiança dos ouvintes sobre as melhores indicações de músicas, seja pelo cálculo que o algoritmo faz com base nas suas preferências, pelas indicações de lançamento e, especialmente, pelas músicas de maior sucesso no mundo. De acordo com o próprio Spotify, os dados que definem a posição das músicas são gerados por uma fórmula que impede incongruências nas posições. A plataforma também alerta para uma possível diferença entre as posições no Spotify for Artists ou no aplicativo para computador, o que me leva a crer que os dados mais confiáveis estão no aplicativo móvel. Bem, nesse, lá está Envolver da Anitta, em primeiro lugar.

Claro que a fórmula que o Spotify usa para calcular as posições não é divulgada, pois representa parte do valor de mercado da plataforma enquanto aplicativo na área de tecnologia. Mas, alguns dados são divulgados, como, por exemplo, de que uma música só é considerada como ouvida quando o usuário ouve a faixa por 30 segundos ou mais. E essa informação é mais importante do que parece. Estudando um pouco sobre o Spotify Web API (que fornece dados do catálogo de músicas do Spotify) eu descobri um mecanismo chamado “Spotify’s rate limit” ou “Limite de taxa do Spotify” (em tradução direita), muito importante para garantir a confiabilidade das informações em uma plataforma que se baseia especialmente em dados de usuários.

O Spotify’s rate limit é calculado com base no número de transmissões que o aplicativo do usuário faz para a base de dados do Spotify em uma janela contínua de 30 segundos. Se o aplicativo exceder o limite de taxa surgirá a mensagem do “429 error”, que indica o comportamento inesperado do usuário. É fácil notar que esse mecanismo serve para evitar que bot’s ou outra forma de programação automática acesse o aplicativo para ficar reproduzindo a mesma música diversas vezes e atrapalhar o cálculo do algoritmo.

O Spotify também considera os dados de número de ouvintes e número de seguidores, que fazem parte de uma ferramenta de comparação disponibilizada aos artistas. Há outro ponto interessante: a plataforma avalia como mês o período de 28 dias, considerando que os meses do ano têm uma quantidade diferente de dias, mas também que a forma como as pessoas escutam as músicas varia de acordo com o dia da semana e esse período de 28 dias sempre inclui o mesmo número de dias da semana (um número igual de segundas, terças, quartas, etc.).

Sabendo o grande alcance mundial da plataforma e a preocupação com o tratamento dos dados e combate a fraudes, a conclusão é bem óbvia: Envolver da Anitta é a música mais ouvida no mundo e isso é uma grande conquista para a cantora (claro), mas também para todos os demais artistas brasileiros que ganharão visibilidade com esse sucesso mundial. Vai lá ouvir!

Compartilhar: