Ações de Responsabilidade Social Empresarial em prol das crianças

Ações de Responsabilidade Social Empresarial em prol das crianças

No Brasil, em 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças. Essa data foi instituída em 1924, mas só começou a se tornar popular em 1950. A cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil) sediou, em 1923, o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Galdino do Valle Filho, segundo matéria do UOL, um dos deputados federais da época, aproveitando a atmosfera reflexiva que o congresso deixara na capital, elaborou, no ano seguinte (1924), um projeto que tinha como objetivo a criação de um dia nacional dedicado à criança.

A popularização dessa data começou a ocorrer em 1955, quando a marca de fabricação de brinquedos Estrela iniciou uma campanha nacional para venda de seus produtos. A campanha foi intitulada “Semana do Bebê Robusto”. A ação consistia em usar o Dia da Criança para alavancar a venda de brinquedos.

Nesse dia tão importante, é bom refletirmos que todos precisam fazer algo de concreto para garantir um futuro melhor às crianças. Tanto nós, pessoas físicas, exercendo o conceito de Responsabilidade Social Individual, quanto as empresas, exercendo a Responsabilidade Social Empresarial.

De acordo com a abordagem contemporânea sobre o tema, Responsabilidade Social Empresarial são as ações concretas realizadas por uma empresa, que protejam e melhorem a sociedade, além do exigido para atender aos interesses econômicos e técnicos desta empresa, mesmo que não contribuam diretamente para o aumento do seu lucro.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável, fomenta projetos empresariais em quatro grandes áreas: Meio Ambiente, Direitos Humanos, Integridade e Gestão Sustentável.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, estabeleceu a proteção universal dos direitos humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição. Acredito que também deveria ser inserida uma outra categoria nessa declaração: independentemente da “faixa etária”, pois as crianças, principalmente as mais carentes, precisam ter ser direitos levados em conta, principalmente o direito à Educação. É por isso que gostaria de compartilhar uma ação de Responsabilidade Social Empresarial realizada em Ribeirão Preto SP, coordenada pela Fiel Ribeirão.

Durante o ano, a Fiel Ribeirão monta um cronograma para apoiar ações sociais de instituições de Ribeirão Preto. Em 2022, no início do inverno, organizou uma campanha de arrecadação de roupas e agasalhos para serem distribuídos para pessoas amparadas pelo Lar Atanásio e pela Organização Resolvi Mudar. Em abril, arrecadou recursos para fornecer almoço e ovos de chocolate para os idosos acolhidos pela Casa do Vovô no domingo de Páscoa.

Visando organizar uma ação para o dia das crianças, a Fiel Ribeirão, com apoio do departamento social dos Gaviões da Fiel, firmou parceria com a Clínica Médica e Odontológica Vitória, a Óptica Cris Masson e a Ativa Comercial Hospitalar para viabilizar a doação de óculos de grau a estudantes da EMEF Alcina dos Santos Heck, situada em Ribeirão Preto SP, no bairro Jardim Salgado Filho.

Ao visitar a EMEF, a Fiel Ribeirão identificou, junto ao diretor da escola, o Sr. José Francisco Jacomini, que várias crianças e adolescentes não conseguiam desenvolver seu potencial de estudo devido à problemas de visão. Foi solicitado então que ele fizesse em todos os estudantes um teste de visão simples, para identificar aqueles que poderiam ter o problema. Foram identificados 61.

O próximo passo foi identificar uma clínica que aceitasse examinar gratuitamente os estudantes. O Dr. Mário S. M. Pereira, sócio proprietário da Clínica Médica e Odontológica Vitória, prontificou-se a ajudar. No mês de agosto, foram realizadas as consultas oftalmológicas completas com refração, biomicroscopia e fundoscopia em todos eles.

Na sequência, a Sra. Cristiane Batista Ferreira Cruz, sócia proprietária da Óptica Cris Masson, comprometeu-se a, tendo as receitas em mãos, providenciar a aquisição das armações e lentes, assim como montar todos os óculos a preço de custo, ou seja, sem nenhuma margem de lucro. Além disso, doou várias armações, que não precisaram ser adquiridas. Durante o mês de setembro os estudantes foram levados à óptica pelo Sr. Jacomini para escolher as armações.

A entrega oficial dos óculos foi realizada no dia 07 de outubro, sexta-feira, em um evento na EMEF Alcina dos Santos Heck. O reembolso das despesas incorridas pela Óptica Cris Masson, assim como as despesas do evento, com alimentação e brinquedos (camas elásticas e tobogã), foi feita pela Ativa Comercial Hospitalar. Seus sócios proprietários, os senhores João Carlos de Mello, André Luiz Habenschus e José Renato Berchior, mostraram-se extremante satisfeitos em poder auxiliar tal ação.

Compartilhar: