Pesquisa de mercado: ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas

Pesquisa de mercado: ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas

Em um cenário econômico como o de hoje, várias incertezas surgem na mente dos micro e pequenos empresários. Como entender a dinâmica do mercado? Em que produtos ou serviços investir? De que forma satisfazer os clientes?

Diante de tais incertezas, os micro empresários podem utilizar a pesquisa de mercado, pois ela é uma importante ferramenta de gestão empresarial, que os auxiliará no processo de tomada de decisões.

Em um ambiente competitivo em que as empresas são cada vez mais pressionadas a fazer mais com menos, as sobreviventes serão aquelas que pesquisam e entendem bem seus clientes, ou seja, que valores eles estão buscando e como eles julgam e os encontram. Dessa forma, o conhecimento aprofundado sobre o mercado é etapa indispensável no planejamento tático de marketing e pode influenciar no sucesso de uma empresa, seja na área de produto, comunicação, vendas, preço ou distribuição.

De acordo com Lucas Teixeira, sócio proprietário do Instituto IAMPE e professor do Centro Universitário Moura Lacerda, existem diversos tipos de pesquisa mercadológica, com diferentes métodos e objetivos. Dentre elas, a pesquisa de potencial de mercado esclarece muitas dúvidas iniciais de negócio para que os micro empreendedores definam ou revisem suas estratégias de mercado, construam planos para produtos e serviços novos ou já existentes. Ela permite identificar a percepção do consumidor sobre lançamentos de produtos, conhecer sua opinião sobre a marca e o conceito do produto, situações de uso e necessidades não atendidas.

Um produto é mercadologicamente viável se os clientes potenciais o adotam como uma alternativa ou complemento ao que atualmente utilizam. Isso ocorre quando percebem diferenciais em desempenho, preço ou outro aspecto valorizado e têm intenção em adquiri-lo. Para que isso aconteça, é necessário identificar os produtos e marcas concorrentes e definir as categorias de produtos ou substitutos existentes em um esforço de mapeamento do mercado.

Pesquisas de preço ao consumidor, com as margens praticadas pelo varejo, indicam se um projeto ou empreendimento pode ser economicamente viável e se tem perspectiva de retornar o investimento em um prazo aceitável pela empresa dentro de condições pré-estabelecidas. Isso auxilia na reestruturação de custos fixos e variáveis para produção e comercialização dos produtos sob foco, cálculo do ponto de equilíbrio e dos investimentos iniciais a serem feitos em equipamentos, desenvolvimento de produto, formação da equipe de vendas e campanha de lançamento.

Avançando no pós-compra, Teixeira destaca a pesquisa de satisfação como alternativa interessante para esclarecer dúvidas dos micro e pequenos empresários. Ela tem o propósito de avaliar sistematicamente os aspectos do produto ou serviço importantes para a satisfação dos clientes e apontar aspectos que eles querem ver melhorados em possíveis planos de ação da empresa. “Estruturar um índice de satisfação e Net Promoter Score (NPS) para monitoramento em futuras pesquisas permite construir parâmetros e indicar caminhos que sustentem processos de gestão da qualidade focados no cliente final”, acrescenta Teixeira.

Em tempos de crescimento da experiência online, saber como os consumidores enxergam a marca, o produto ou o serviço no mercado é fundamental para conhecer o posicionamento percebido da empresa frente aos concorrentes. Por isso, métricas de sentimento e engajamento com a marca nas redes sociais existem para auxiliar na definição do potencial de alcance pretendido.
 

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