2 - Cenário Econômico Boletim Focus – Investimentos e Empréstimos, qual o caminho seguir? Final

2 - Cenário Econômico Boletim Focus – Investimentos e Empréstimos, qual o caminho seguir? Final

Caras/os Leitoras/es,

No post da semana passada, foram apresentadas as perspectivas do Boletim Focus (Relatório do Banco Central), e neste post serão descritas algumas estratégias para aqueles que possuem empréstimos e financiamentos e um elenco de alternativas visando buscar maiores rentabilidades nos investimentos.

Desde 2013 há a possibilidade de troca de instituição financeira, por meio da “Portabilidade de Crédito” – informações disponíveis na cartilha em pdf (https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/folder_serie_I_portabilidade.pdf), inclusive, tinha havido aumento significativo de operações efetivadas, conforme informações do BACEN: em 2019 o volume de empréstimos imobiliários (casa/apto próprio) transferidos do banco de origem do financiamento, para outra instituição financeira, foi de R$ 1,46 bilhão, que em relação ao mesmo período de 2018, teve aumento de 175,43%. As estatísticas de 2020 estão prejudicadas em função da pandemia.

Portanto, se vocês têm empréstimos ou financiamentos contratados, realizem uma pesquisa e tenho certeza de que vocês irão se surpreender com a redução das prestações.

Outra facilidadeimplementada em sua 1ª fase é o “Banco Aberto” (ou Open Banking), que mudará, definitivamente, a forma como nos relacionamos com o Sistema Financeiro Nacional, facilitando ainda mais a escolha das melhores alternativas, tanto de empréstimos/financiamentos, como de investimentos e produtos e serviços bancários em geral. Este assunto foi objeto do post de 31/05/2020, disponível em (https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/bacen-e-cmn-editam-resolucao-conjunta-sobre-regras/)

Em relação aos investimentos, não há muito o que fazer!!! Se vocês quiserem maiores rentabilidades, terão que assumir mais riscos, lembrando que todo  investimento existente no mercado, seja ele de renda fixa (poupança, RDB, CDB, Fundos etc.) ou de renda variável (Ações, Fundo de Ações, Dólar, Ouro etc.) estão sujeitos ao trinômio: Liquidez, Rentabilidade e Segurança:

> LIQUIDEZ é o termo utilizado pelo mercado financeiro para definir a capacidade do investimento tornar-se dinheiro com facilidade e rapidamente. O recurso mais líquido do mercado é o próprio dinheiro (moeda), aquele que você carrega na carteira ou que está na sua conta corrente, o qual pode ser utilizado imediatamente, sem burocracia;

> RENTABILIDADE é “o quanto” a pessoa tem expectativa de receber pelo investimento realizado, ao investir você está deixando de comprar algo e espera, em troca, retorno / “prêmio” / rentabilidade, que pode ser na forma de juros, aluguel, dividendos (no caso de ações/títulos), e;

> SEGURANÇA em investimentos é similar a que desejamos para nossa vida pessoal, quando investimos, geralmente, buscamos a máxima segurança de obtermos o capital investido de volta, adicionado de um “prêmio”, rentabilidade ou retorno.

A economia brasileira terá que se adaptar à nova realidade de juros baixos, que é comum na maioria dos países, sempre fomos o “paraíso” dos rentistas, tendo o governo endividado, pagando altíssimas taxas para refinanciar essa dívida, agora, com uma mudança na forma de condução da economia, com responsabilidade fiscal (gastar menos ou igual ao que arrecada), o governo não precisa pagar altas taxas de juros.

Com certeza surgirão novas modalidades de investimentos, porém, maior rentabilidade, requer, necessariamente, maior risco.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: