Comprova, Revide
Comprova, Revide

Mensagem com calendário detalhado de vacinação contra a Covid-19 em Ribeirão Preto é falsa

Prefeitura de Ribeirão Preto desmentiu as datas; confira o cronograma verdadeiro

É falsa a mensagem que circula por WhatsApp com um calendário detalhado da vacinação contra a Covid-19, em Ribeirão Preto. Na mensagem, os idosos com 74 anos seriam vacinados a partir de 1º março, além de apresentar uma divisão por idade que não é utilizada pelos governos municipais ou idades.

Não há divisão por idade específica, mas sim, por faixa etária.  A vacinação dos idosos com 85 anos ou mais, teve início nessa quinta-feira, 11. "Até o momento, estão sendo vacinados os idosos com 85 anos ou mais. Acompanhe as informações oficiais sobre a imunização contra Covid-19 no site da Prefeitura", ressaltou o governo municipal.

Ainda não há data oficial para o início da vacinação dos idosos acima dos 80 anos na cidade. Para que a previsão do município se concretize, deve haver liberação de doses por parte do governo estadual. 

Contudo, segundo informações divulgadas pelo governador João Doria (PSDB), na quarta-feira, 10, a vacinação dos idosos com idades entre os 80 e 84 anos deverá começar no dia 1º de março no estado.

As autoridades ainda estão reticentes em divulgar um calendário completo, pois atrasos na liberação de doses ou na importação de insumos podem ocorrer. No momento, a quantidade de vacinas em Ribeirão Preto é suficiente para a campanha ter início, mas a velocidade com que os insumos chegam o município ainda não é a ideal. 

"Ainda não estamos recebendo vacina em número que é suficiente para fazer tudo o que é necessário. Aliás, está chegando muito menos do que nós mesmos esperávamos que chegaria. [...] Nós ainda não temos todas as doses, isso não depende do município.", declarou municipal de Saúde, Sandro Scarpelini. 

A produção de vacinas no Instituto Butantan estava paralisada desde o meio de janeiro por falta de insumos, oriundos da China. Com a chegada do primeiro lote, no dia 4 de fevereiro, a produção foi retomada e o instituto garante que ela não será mais interrompida.

Dados oficiais da vacinação em Ribeirão Preto 

Para que o idoso receba a dose da vacina será obrigatório o agendamento no site da Prefeitura ou por telefone. O agendamento pode ser feito pela página da Secretaria Municipal de Saúde, no site da Prefeitura. Durante o cadastro, será solicitado o número do CPF e a data de nascimento. O agendamento segue liberado para pessoas acima de 90 anos e agora também para os idosos com idade acima dos 85. 

Também é possível realizar o agendamento por telefone das 8h às 17h, de segunda a domingo, nos seguintes números: (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442.

- Ao realizar o agendamento será gerado um número de protocolo, além de ser informado a data e o local de vacinação 

- Pré-cadastro (opcional)

Antes de receber a vacina, será feito um pré-cadastro do idoso no sistema do Estado do Governo de São Paulo. Porém, para agilizar o atendimento, existe a possibilidade de que esse cadastro seja feito direto pelo site do governo estadual. Basta acessar o site Vacina Já e realizar o pré-cadastro.

Essa opção não é obrigatória, mas é recomendada, já que diminui o tempo que o idoso ficará exposto.

- No dia da vacinação

Após realizar o agendamento obrigatório, o idoso será informado da data, horário e local da aplicação da dose, além de receber um número de protocolo que ele deverá apresentar no dia. Esse número poderá ser impresso ou simplesmente anotado em um papel ou celular. 

- A vacinação acontecerá das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, em 36 postos de vacinação. Não haverá vacinação nos dias 15 e 16 de fevereiro, retornando na quarta-feira, 17, a partir das 13h30.

- Os idosos deverão apresentar os seguintes documentos no posto de saúde:
- Documento oficial com foto (RG, CNH, etc.)
- CPF
- Comprovante de residência atualizado
- Protocolo de Agendamento gerado após a finalização de agendamento no site ou telefone

- Idosos acamados ou sem mobilidade

O Serviço de Atenção Domiciliar iniciou simultaneamente, nesta fase, a vacinação de idosos de 90 anos ou mais que se encontram acamados em suas residências. 

Os idosos dessa faixa etária, acamados, podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do  Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone: 3977-7111..

Leia mais:

Idosos a partir dos 80 anos devem ser vacinados a partir de 1º de março, afirma Doria