Idosos a partir dos 80 anos devem ser vacinados a partir de 1º de março, afirma Doria

Idosos a partir dos 80 anos devem ser vacinados a partir de 1º de março, afirma Doria

Estado de São Paulo recebeu novos insumos para a produção da vacina que não deve ser mais interrompida

Os idosos do estado de São Paulo com faixa etária entre os 80 e 84 anos deverão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir do dia 1º de março. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 10, em entrevista coletiva pelo governador João Doria (PSDB) e membros do governo estadual.

Já a vacinação dos idosos com idades entre 85 e 89 terá início na sexta-feira, 12, segundo o calendário estadual. Um dia após o início da campanha para a mesma faixa etária, em Ribeirão Preto.

O governo estadual estima vacinar 206 mil pessoas com 90 anos ou mais; 309 mil pessoas com idades entre 85 e 89 anos; 563 mil idosos dos 80 aos 84; e 1,6 milhão de trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas. Segundo Regiane de Paula, coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização de São Paulo, a segunda dose dos profissionais de saúde já está garantida. 

A produção de vacinas no Instituto Butantan estava paralisada desde o meio de janeiro por falta de insumos, oriundos da China. Com a chegada do primeiro lote, no dia 4 de fevereiro, a produção foi retomada e o instituto garante que ela não será mais interrompida.

"Com a chegada de mais insumos para a produção de mais vacinas do Butantan, o Estado de São Paulo começa no dia 1º de março a vacinar todos os idosos acima de 80 anos de idade", ressaltou Doria.

Na manhã desta quarta-feira, 10,  foi entregue do segundo lote do ano de matéria-prima para a produção do imunizante. Foram entregues no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 5,6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) que permite a produção de 8,7 milhões de doses na fábrica do Butantan. A carga foi transportado pela empresa aérea TAP e saiu da China na terça-feira, 9.

"Vacinar os idosos não é apenas uma característica de proteção ou de esperança, é a liberdade. É a liberdade daqueles que permaneceram em casa, que ficaram afastados das suas famílias", comemorou Jean Gorinchteuyn, secretário estadual de Saúde.

Acordo nacional

Até o momento, o governo paulista e o Butantan já entregaram 9,8 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde, que coordena o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em janeiro, foram 6 milhões no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29. No dia 5 de fevereiro, outras 1,1 milhão de doses. “Estamos em um momento muito especial que é a retomada do recebimento dos insumos. É ele que vai garantir que a gente possa vacinar mais os brasileiros e outras faixas etárias”, falou Gorinchteyn.

O atual acordo entre o Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses até o final de abril, além de outras 54 milhões de vacinas com prazo a definir. “Com o lote que chegou na semana passada, começamos domingo a produção. 600 mil vacinas estão sendo produzidas por dia e agora não paramos mais até completar as 46 milhões, o que deve acontecer até abril”, afirmou Dimas Covas, diretor do Butantan. 

Por determinação de Doria, o Butantan também negocia com a parceira chinesa a liberação de 20 milhões de doses extras para garantir a vacinação de toda a população adulta do estado.

Em Ribeirão Preto

Apesar da data divulgada pelo Estado, a vacinação dos idosos acima dos 85 anos começará um dia antes, na quinta-feira, 11.  O agendamento obrigatório já pode ser feito pelos idosos nessa faixa etária. A medida foi tomada por conta do ponto facultativo de Carnaval, pois não haverá vacinação nos dias 15 e 16 e, na quarta-feira, 17, a vacinação será retomada após as 13h30.

Para que o idoso receba a dose da vacina será obrigatório o agendamento no site da Prefeitura ou por telefone. O agendamento pode ser feito pela página da Secretaria Municipal de Saúde, no site da Prefeitura. Durante o cadastro, será solicitado o número do CPF e a data de nascimento. O agendamento segue liberado para pessoas acima de 90 anos e agora também para os idosos com idade acima dos 85.

Leia mais:

Com ponto facultativo no Carnaval, vacinação de idosos acima dos 85 anos será adiantada em Ribeirão Preto

"Se nós tivermos complicações no número de internações, eu mesmo levo a cidade para o vermelho", declarou Nogueira

 


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: