Blog de Ribeirão Preto traça mapa de segurança para ciclistas pedalarem na cidade
O blog traça um mapa de ciclovias ou faixas operacionais da cidade a faz marcações para risco de segurança ou acidentes

Blog de Ribeirão Preto traça mapa de segurança para ciclistas pedalarem na cidade

Desde de 2012 o blog recebe atualizações regulares sobre o uso da bicicleta em Ribeirão Preto, assunto que, até então, era pouco discutido e com material escasso

Inspirado em projetos similares na cidade de São Paulo e Curitiba, o "Bike Ribeirão Preto" mapeia estabelecimentos que tratam bem o ciclista, sejam comerciais ou públicos, e também traça um mapa de ciclovias ou faixas operacionais da cidade, com alertas sobre segurança ou riscos de acidentes. Do mesmo autor, Thiago Netto, também existe o "Ribeirãotopia", criado em 2015, que apresenta propostas e soluções aos problemas de planejamento da cidade.

Bike Ribeirão

"Desde de 2012, o blog [Bike Ribeirão] vem recebendo atualizações regulares sobre o uso da bicicleta em Ribeirão Preto, assunto que, até então, era pouco discutido e com material referente ao assunto bastante escasso", diz Netto. A ideia inicial era um mapa interativo com a localização de pontos que dispusessem de espaço para o ciclista deixar a bicicleta, mas, aos poucos, o autor também foi incluindo análises sobre as ciclovias disponíveis na cidade e opniões sobre as políticas de uso de bicicleta em Ribeirão Preto. 

O mapa interativo mostra pontos que podem auxiliar o ciclista iniciante, com marcações sobre risco de acidentes, assaltos e qualidade das ciclovias. Além dos espaços públicos, mostra também estabelecimentos comerciais que possuem bicicletário e espaço aos ciclistas ou lugares onde eles não são bem vindos. "Seja pela falta de estruturas adequadas (paraciclos ou bicicletários) ou até mesmo por proibições do próprio estabelecimento", comenta.

O maior problema enfrentado pelo ciclista na cidade, segundo Netto, é a falta de respeito dos motoristas de veículos motorizados. "Muitos ainda insistem em não darem a devida distância cautelar, o que pode comprometer, e muito, a segurança do ciclista", diz. Junto a isso, há também a baixa estrutura cicloviária, que chega a 12km ao todo, com pistas isoladas umas das outras, impedindo integração.

"Com certeza, se Ribeirão tivesse um planejamento cicloviário eficiente e uma intensa campanha de prevenção de acidentes para com os motoristas, teríamos muito mais ciclistas utilizando a bicicleta na cidade como uma alternativa de transporte prática, barata e eficiente", conclui Netto.

Ribeirãotopia

O blog é mais amplo que o Bike Ribeirão, voltado para propostas de mobilidade e planejamento urbano, utilizando exemplo de outras cidades que poderiam ser aplicados na cidade. "Costumo fazer uma abordagem inicial descrevendo o problema e, em seguida, apresento uma sugestão para este mesmo problema", coloca.

"O principal diferencial do blog é não focar apenas nas reclamações pura e simplesmente, mas sim oferecer alternativas viáveis e que possam ser aplicadas na cidade". Atualmente, o blog conta com 67 propostas diferentes, como a criação da CET Ribeirãopretana, revitalização do Quadrilátero Central e Sistema Trinário e revitalização da Avenida Dom Pedro I.

Os blogs também têm páginas no Facebook:

https://www.facebook.com/ribeiraotopia/
https://www.facebook.com/BikeRibeiraoPreto/

Com supervisão de Marina Aranha.


Foto: Ibraim Leão

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