Vocação, dedicação e inquietude

Vocação, dedicação e inquietude

Por Cristiane Heredia, advogada sócia do Bonilha & Freitas Sociedade de Advogados, doutoranda e mestre em Direito

Vocação, dedicação e inquietude

Quando ainda era uma recém-formada, tive o privilégio de me tornar amiga de um dos grandes advogados desse país – Dr. Mariz de Oliveira – que me deu um conselho que jamais esquecerei: “O dia em que a injustiça deixar de te incomodar... abandone a advocacia!”.


Celebrar esse Dia da Justiça é uma forma de reconhecer a multiplicidade de pessoas e instituições que se ativam profissionalmente nessa área que, de alguma forma, impacta a vida de todos.


O Direito é uma vocação! Penso que os grandes profissionais possuem inclinação para determinadas áreas profissionais. Assim também é com os que se dedicam ao “mundo jurídico”.


Com isso em mente, formamos uma equipe de profissionais vocacionados e com talentos incríveis, pautados nas mais diversas formas de diversidade, já que olhares diferentes sobre uma questão, possibilitam melhor qualidade nas decisões e rumos a serem adotados.


A vocação dos profissionais mais experientes, somada à vocação dos profissionais mais jovens que possuem uma visão mais tecnológica e contemporânea, nos confere um diferencial de destaque, inclusive na área de direito digital e da tecnologia, cada vez mais presentes nas relações de trabalho, que o direito deve acompanhar.


O maior investimento do escritório é, sem dúvida, nas pessoas que o formam. Nossa equipe conta, inclusive, com área de “pessoas e performance”, atuando desde a seleção de cada um dos profissionais e estagiários, até no dia a dia. O olhar humanizado é uma de nossas vocações.


Ademais, a advocacia é um ramo gratificante, mas requer, além da vocação, muita dedicação. Tenho como pressuposto que em minha profissão a necessidade de constante atualização é essencial, razão pela qual - além da paixão por livros e conhecimento – nunca parei de estudar, estando atualmente realizando doutorado.


Adotamos há um tempo no escritório, a política de frequentes seminários internos, como forma de difusão de conhecimento e informação entre as várias áreas, permitindo, assim uma relação simbiótica entre as pessoas e os ramos, visando um olhar mais amplo a ser aplicado a cada um dos parceiros e clientes.


A advocacia possibilita, ainda, mudanças jurídicas e sociais. Exemplo disso é o acolhimento de teses defendidas em processos que são construídas pela advocacia, e que acabam por alterar jurisprudência. O Direito é dinâmico e requer o olhar atento às mudanças dos anseios de uma sociedade e as alterações que as relações cada vez mais globalizadas impõem.


A inquietude evita a estagnação e é uma grande aliada da realização. Qualquer coisa pode sempre ser feita de maneira diferente, melhor e mais eficiente. Essa é a razão da busca pelo conhecimento que é perene e incansável.


A coragem é um traço também da advocacia de excelência que buscamos manter a cada dia. A coragem para mudar paradigmas equivocados e fazer diferente do que o conformismo recomenda, é algo que me inspira e motiva. 


Atualmente estamos em três estados brasileiros. Cada passo, cada escolha, cada sonho é planejado, programado e construído com coragem e de forma sólida e partilhada.


Quanto mais conhecimento se adquire, melhor será a qualidade do profissional. Quando esses “saberes” são partilhados, forma-se uma rede de apoio que reverbera na evolução de todos e em um ambiente saudável, e isso é extremamente realizador.


Tive a honra de sempre estar cercada por grandes profissionais do direito, éticos, com profundo conhecimento em suas áreas, e com a generosidade que a capacidade humanista desperta. Com eles aprendi lições valiosas que aplico até hoje e que procuro difundir. 


Uma das belezas da advocacia, é ter a consciência de que cada um dos clientes deposita no profissional a confiança de que haverá todo o pleno empenho na sua defesa ou a mais abalizada orientação. 


Para mim, não é um mero contrato, é uma relação de parceria e aplicação de todo o conhecimento, para cuidar de pessoas e empresas.


A injustiça me incomoda, por isso sigo nessa belíssima profissão!


Foto: Luan Porto

Compartilhar: