Ministério da Saúde abriu 1,4 mil leitos de UTI em todo o país em 2019

Ministério da Saúde abriu 1,4 mil leitos de UTI em todo o país em 2019

O reforço dos novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) priorizam casos de maior gravidade

O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no ano de 2019 em relação a 2018, para atender casos mais graves de crianças e adultos nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida fez com que fossem zerados todos os pedidos de habilitação de leitos feitos pelos estados durante o ano e totalizou um investimento de R$ 185,6 milhões. Atualmente, a população conta com 23 mil leitos de UTI adulto e pediátrico em todo o país, que reforçam o atendimento nos serviços de urgência e emergência e nos hospitais especializados.

Dos 1.424 novos leitos, 729 são destinados a pacientes adultos e 695 voltados para o atendimento de crianças. Todas as cinco regiões do país foram contempladas: no Centro-Oeste, o Ministério da Saúde habilitou 99 leitos, no Nordeste, 297 leitos, no Norte, a pasta habilitou 190 leitos, 300 leitos na Região Sudeste e 144 na região Sul.

Abertura de novos leitos 

O funcionamento de novos leitos pode ser solicitado pelos gestores estaduais e municipais, e depende da análise do Ministério da Saúde para que haja habilitação e a liberação dos recursos. O gestor local também tem autonomia para ampliar o número de leitos com recursos próprios, a partir de sua própria avaliação em relação à demanda e necessidade.  Já a habilitação de leitos pelo Ministério da Saúde assegura recursos adicionais para o custeio do serviço.

*Com informações do Ministério da Saúde


Foto: Pixabay

Compartilhar: