Polícia de São Paulo faz nova operação na região da Cracolândia
Polícia de São Paulo faz nova operação na região da Cracolândia

Polícia de São Paulo faz nova operação na região da Cracolândia

O prefeito da capital, João Doria, disse que as ações na Cracolândia continuarão

Pela segunda vez em menos de um mês, a Cracolândia, na região central de São Paulo, passou por operação policial. Na manhã deste domingo, 11, agentes da Força Tática e da Tropa de Choque da Polícia Militar e homens da Guarda Civil Metropolitana chegaram por volta das 6h na Praça Princesa Isabel, que concentra a maioria dos usuários de drogas. Com a ação, os usuários atearam fogo nas barracas. Os bombeiros foram acionados para conter o fogo. Após o fim da operação, funcionários da prefeitura iniciaram a limpeza do local.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, na ação foram presos dois traficantes, apreendidos 774 gramas de droga e R$ 1,6 mil em dinheiro.

O prefeito João Doria (PSDB) e o governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido, foram à região da Cracolândia após o encerramento da ação, por volta das 7h30. "Esse é um trabalho permanente, não vai resolver do dia para a noite. Não deve haver concentração [de usuários] porque facilita a vida do traficante e dificulta a abordagem", disse Alckmin.

O prefeito João Doria disse que as ações na Cracolândia continuarão. "Não tem recuo. Vamos continuar avançando em ação medicinal, urbanística e social, o fluxo vai diminuir.”

Por meio de sua página no Facebook, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, criticou a ação. "Alguém acredita que isso vai resolver alguma coisa! Violência contra os irmãos na Praça Princesa Isabel". Ao publicar uma foto dos policiais em ação, ele lamentou a forma como foi realizada a operação na cidade. “Em São Paulo é assim que se faz! Dá pra acreditar!!!”

Desde o dia 21 de maio, quando foi feita a primeira grande ação policial na Cracolândia para a prisão de traficantes e apreensão de armas, a concentração de usuários, que ocorria no cruzamento da Alameda Dino Bueno e da Rua Helvétia, migrou para a Praça Princesa Isabel. 


Foto: Fernanda Carvalho/FotosPublicas

Compartilhar: