Justiça concede mais prazo para Prefeitura pagar 13º dos servidores
Justiça ainda não decidiu sobre pagamento dos aposentados

Justiça concede mais prazo para Prefeitura pagar 13º dos servidores

Superintendente do IPM foi cobrada por servidores municipais quanto ao pagamento dos aposentados

*Notícia atualizada às 20h para correção de informações 

No final da tarde desta terça-feira, 10, o  juiz Luiz Sérgio Fernandes de Souza, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribuna de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) acatou, parcialmente, o pedido da Prefeitura de Ribeirão Preto e concedeu um prazo maior para o pagamento do 13º salário dos servidores da ativa. 

No despacho, o juiz suspendeu a liminar que obrigava o pagamento até o dia 20 de dezembro. Assim, o depósito integral deve ser feito até o dia 24 de dezembro, seguindo o cronograma inicial da Prefeitura.

Cobrança no IPM

Na manhã desta terça-feira, 10, membros do Sindicato dos Servidores Municipais estiveram na sede do IPM e cobraram da superintendente, Maria Regina Ricardo, explicações sobre o atraso.

Durante o debate, Laerte Carlos Augusto, presidente do Sindicato, questionou se o governo iria descumprir a decisão judicial do juiz Gustavo Müller Lorenzato, da 1ª Vara da Fazenda Pública, que determinou o pagamento das aposentadorias até o dia 10 de dezembro.

“Existe uma determinação judicial para que o instituto de previdência faça o pagamento hoje. É isso o que nós queremos saber, vocês vão descumprir a determinação judicial?”, questionou Laerte.

“Vamos”, respondeu Maria Regina, logo interrompida por protestos. O vídeo com o debate está disponível no final desta matéria, a edição e filmagem são do próprio Sindicato.

No vídeo, a superintendente declarou IPM aguarda um posicionamento da Prefeitura. E que o repasse feito para o pagamento das aposentadorias, já se esgotou.

Segundo o departamento jurídico do Sindicato, são cerca de 4,5 mil servidores aposentados. A multa estipulada pela liminar é de R$ 200 por dia de atraso para cada servidor.

Caso a Prefeitura realize o pagamento no dia 24, data informada pela própria Prefeitura, a multa pode chegar a R$ 12 milhões.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que a medida trata-se de uma liminar, portanto aguardará o julgamento do mérito. "Esclarece ainda que tem trabalhado incansavelmente para antecipar o 13º dos aposentados e pensionistas, tanto que antecipou as datas anteriormente divulgadas, referente ao pagamento da 1ª parcela", declarou.

Primeira parcela

Na segunda-feira, 9, a Prefeitura informou que repassou os valores necessários para que seja paga a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do Plano Financeiro do Instituto Previdenciário dos Municipiários (IPM) nesta terça-feira, dia 10.

Segundo a nota enviada pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), a segunda parcela será paga até o dia 24 de dezembro.


Foto: Sindicato dos Servidores Municipais

Compartilhar: