Ações de prevenção de acidentes de trânsito têm início com o Maio Amarelo

Ações de prevenção de acidentes de trânsito têm início com o Maio Amarelo

Ribeirão Preto, que registra um acidente a cada 45 minutos, também participa da campanha

A partir do próximo sábado, 6, Ribeirão Preto começa a participar das atividades do "Maio Amarelo", um evento nacional voltado para a prevenção de acidentes no trânsito.

O Corpo de Bombeiros da cidade, pelo terceiro ano consecutivo, participará das ações. A primeira delas acontece neste sábado, no retorno da Avenida Jerônimo Gonçalves, próximo à Avenida Francisco Junqueira, das 9h às 11h30. 

O "Grupo de Prevenção de Acidentes no Trânsito", composto por diversos órgãos públicos, universidades e até o Moto Club Águias de Cristo, realizará a distribuição de folders informativos, faixas, carro de som, colocação de antenas corta linha de pipa nas motos, exposição de viaturas do Bombeiro e divulgação de ações de prevenção.

Já no dia 27, acontecerá na Esplanada do teatro Dom Pedro II, um simulado de livramento de vítimas de acidente de trânsito realizado pelo mesmo grupo, das 10h às 11h.

Leia Mais
Jovem de 20 anos morre após acidente com motocicleta
Ônibus com universitários pega fogo em rodovia da região de Ribeirão
Acidente no interior paulista deixa sete mortos e 58 feridos

Um acidente a cada 45 minutos

A necessidade de campanhas de conscientização no trânsito em Ribeirão Preto é comprovada pelas estatísticas. Segundo dados da Transerp, a cidade registra um acidente de trânsito a cada 45 minutos. E com uma pessoa ferida a cada 2h30. O número de vítimas fatais também é outro dado alarmante: a cada semana, uma pessoa morre no trânsito de Ribeirão Preto.

Ainda segundo dados da Transerp, algumas vias do município exigem mais atenção do motorista. Como a Avenida Francisco Junqueira, que somente em 2016 registrou 590 acidentes - mais de um acidente por dia. Seguindo a lista, estão as avenidas Independência, com 545 acidentes, Presidente Vargas, com 418, e Professor João Fiúsa, com 355.

Porém, as campanhas de conscientização no trânsito, assim como a Lei Seca, vêm reduzindo o número de acidentes nos últimos cinco anos. Em 2011, Ribeirão registrou quase 17 mil acidentes, já em 2016 a cidade não passou dos 12 mil. Uma redução de 30%.


Foto: Divulgação Facebook

Compartilhar: