Anel Viário de Ribeirão Preto registra 126 acidentes de janeiro a maio de 2019
Além dos problemas normais do trânsito, motoristas são obrigados a desviarem de animais na pista

Anel Viário de Ribeirão Preto registra 126 acidentes de janeiro a maio de 2019

Seis pessoas morreram em rodovias no entorno de Ribeirão Preto desde o início do ano

Entre janeiro e maio de 2019, foram registrados 126 acidentes nas rodovias do Anel Viário Norte e Sul, em Ribeirão Preto. Aproximadamente, um acidente por dia, além de três vítimas fatais nos trechos sob concessão e outras três mortes em rodovias do município. Os dados são da Entrevias, concessionária que cuida da operação, manutenção e sinalização do local; e do Infosiga.

No geral, 22 pessoas morreram no trânsito de Ribeirão Preto desde o início do ano. Contudo, houve uma queda se comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2018, entre janeiro e maio, 33 pessoas morreram no trânsito. Sendo 10 em rodovias e 23 em ruas e avenidas. O principal motivo de acidente são as colisões frontais e traseiras, representando 56% do total.

A velocidade regulamentada para o Anel Viário Norte é de 110 km/h para veículos leves, e de 90 km/h para veículos comerciais.  No Anel Viário Sul, a velocidade permitida é de 110 km/h, e entre os quilômetros 311,6 ao 321,5 a velocidade é de 90 km/h.

Por meio de nota, a Entrevias informou que realizou estudos para implantação de radares no Anel Viário Norte, a fim de controlar a velocidade regulamentada e aumentar a segurança dos usuários.

Esses levantamentos estão sob análise da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e, se aprovados, serão instalados cinco radares fixos ao longo do Contorno Norte. A concessionária afirma que têm realizado estudos técnicos que vão demonstrar se há necessidade de construção de passarelas no trecho Norte.

O especialista em trânsito Luiz Gustavo Côrrea avalia que com o aumento significativo da população, tanto na região do Anel Sul quanto do Norte, é necessário realizar estudo técnico para avaliar o aumento do fluxo de veículos e interferências no trânsito.

"Acredito que será necessário a adequação da velocidade regulamentada no local caracterizado pela alta interferência de tráfego urbano que interagem no local, inclusive com grande número de animais, situação com risco grande de acidente grave", comenta Côrrea.

Animais na pista

Além do perigo para os pedestres que se arriscam ao atravessarem a pista, há também o risco de acidente com animais. A Entrevias declarou que realiza um trabalho preventivo de notificação dos proprietários de animais. Em junho deste ano, um casal morreu após uma colisão contra um cavalo no Anel Viário Norte.

Por meio de nota, a prefeitura informou que não tem jurisdição pelos animais que vão para as rodovias. A responsabilidade é da concessionária ou do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Todavia, dentro dos limites urbanos, desde dezembro de 2018, a administração não possui uma equipe para realizar a retirada de animais de grande porte.

Em maio deste ano, o Executivo sancionou um projeto de lei da Câmara que cria a política municipal de adoção de animais de grande porte resgatados pelo poder público, mesmo sem dispor de uma equipe especializada à época.


Foto: Luan Porto

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