Bosque Zoológico Fábio Barreto recebe três corujas Suindaras
Filhotes serão reabilitados até que consigam retornar ao ambiente natural

Bosque Zoológico Fábio Barreto recebe três corujas Suindaras

As aves foram resgatadas por equipe da Entrevias, na cidade de Pontal

Os filhotes de Corujas Suindaras (Tyto Alba) foram encontrados por uma equipe de inspeção de tráfego da Entrevias Concessionária de Rodovias. Elas estavam embaixo de um viaduto, na SP-322 – Rodovia Armando Sales Oliveira, km 355, em Pontal. As três foram encaminhadas para o Bosque Zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, e estão em recuperação.

 

“Nós tentamos localizar os pais desses filhotes ou o ninho, mas onde elas foram encontradas não tinha nada e, se elas ficassem ali, poderiam morrer atropeladas. Para nós é gratificante saber que conseguimos resgatar e dar um destino adequado para essas aves”, afirma Osnir Giacon, Gerente de Meio Ambiente da Entrevias. 

 

Essa espécie de coruja é estritamente carnívora, conhecida por ser uma ave de rapina, ou seja, elas usam suas garras para pegar e levar embora suas presas. Em ambiente natural são predadores de ratos, insetos, pequenos gambás, entre outros, e não costumam se separar dos pais até os três meses de idade. A fêmea dessa espécie põe de 4 a 7 ovos que são incubados por 32 dias.

 

No bosque elas estão recebendo alimentação diferenciada, com diversidade na dieta. “Estamos privilegiando presas inteiras como camundongos, carne de frango ou bovina e evitamos alimentar apenas com presas para diminuir a monotonia alimentar”, afirma o veterinário do bosque, Márcio Junio Lima Siconelli.

 

O objetivo é reabilitar totalmente os três filhotes para que eles consigam retornar ao seu ambiente natural quando atingirem a fase adulta.


Divulgação

Compartilhar: