Cemitérios de Ribeirão Preto esperam 165 mil pessoas no Dia de Finados
Os cemitérios Bom Pastor e da Saudade são os que recebem a maior quantidade de visitantes

Cemitérios de Ribeirão Preto esperam 165 mil pessoas no Dia de Finados

Atualmente, são quatro os espaços que devem receber visitantes na próxima sexta-feira, 2

Para o Dia de Finados, celebrado na próxima sexta-feira, 2 de novembro, a cidade de Ribeirão Preto espera receber cerca de 165 mil visitantes nos cemitérios. Atualmente, a cidade tem quatro locais para visitação dos familiares.

De acordo com a administração dos cemitérios, a expectativa é de que o Cemitério da Saudade receba 50 mil pessoas e, o Bom Pastor, 80 mil visitantes. Já em Bonfim, 30 mil pessoas devem visitar os túmulos no dia de Finados, enquanto 5 mil comparecerão ao Memorial Parque dos Girassóis.

O Cemitério da Saudade, nos Campos Elíseos, mais antigo de Ribeirão Preto, foi inaugurado em 1893. Os 7,6 mil jazigos respondem por 130 mil registros de falecimentos. Desde a semana passada, um batalhão trabalha na pintura interna e externa dos muros, poda de árvores, reparos e manutenção, limpeza e conserto dos túmulos que ocupam uma área de 100 mil metros quadrados.

Segundo o chefe de Divisão dos Cemitérios Municipais, Manoel Carlos Sabino, os três cemitérios municipais - Saudade, Bom Pastor e Bonfim Paulista - recebem os mesmos preparativos e tratamento nos dias que antecedem Finados.

“O pessoal tem o hábito de lavar sepultura, fazer pintura e reforma, porque vai receber visita externa. A gente pede para as pessoas não deixarem para a última hora, porque dois dias antes da celebração de Finados encerram-se todos os trabalhos internos nos cemitérios, para que seja realizada a última limpeza para receber o público em geral”, explica Manoel.

Para o Dia de Finados, os cemitérios contarão com equipes de auxiliares, funerárias, colaboradores, além do apoio da Polícia Militar e de vários órgãos municipais como Guarda Civil Municipal, Fiscalização Geral, Secretaria Municipal da Infraestrutura e Secretaria Municipal da Saúde.

Por causa do risco da dengue, a orientação é que sejam retiradas as embalagens plásticas que envolvem os vasos de flores e outros objetos que podem acumular água e facilitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty.

Além dos cemitérios públicos, Ribeirão Preto também tem o Memorial Parque dos Girassóis, com capacidade para 40 mil jazigos subterrâneos, três salas de velório, capela ecumênica, cafeteria, estacionamento para 300 carros e segurança particular 24 horas. “Por conta de nossas vendas neste ano, esperamos cerca de 5 mil pessoas, 2 mil a mais que em 2017”, diz o gestor do local Mauricio Ferreira Mendonça.

Túmulos mais visitados

O túmulo das “Almas”, espécie de túmulo coletivo em que são depositados os restos mortais de pessoas sepultadas após alguns anos, é um dos locais mais visitados em Finados. Várias placas são fixadas nas paredes pelas graças alcançadas pelos entes queridos.

Além deste local, os túmulos do “Menino Zezinho”, da “Menina Izildinha”, “Dos Padres”, o Cruzeiro e a Capela do Cemitério também estão entre os pontos mais procurados pelos visitantes do Cemitério da Saudade.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: