Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto comemora 25 anos com lançamento de livro
Conta que eu Desenho traz histórias de idosos e é ilustrado por crianças atendidas pelos projetos da entidade
O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP) comemorou seus 25 anos de atividades, no dia 30 de agosto, com o lançamento do livro Conta que eu desenho, resultado do projeto Aquarela, idealizado por voluntários que atuam nos programas Ouvidores de Histórias e Histórias e Oficinas. O evento aconteceu no salão nobre da Asssociação Comercial Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e contou com a presença de voluntários, parceiros, diretoria e patrocinadores que participaram ou ainda participam da trajetória da entidade.
O livro foi escrito por voluntários que atuam nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) que reproduziram, em texto, relatos de idosos sobre suas experiências de vida. Em paralelo, os voluntários que contam histórias e realizam oficinas criativas com crianças de núcleos de convivência, relataram as histórias transcritas e pediram que as transformassem em desenhos. Para fechar o projeto, os desenhos foram mostrados para os idosos que viram sua história interpretada pelas crianças, reconstruindo com imagens as experiências e memórias do passado. E, em algumas histórias, apontando a câmera do celular para o QR code, o leitor pode ver a reação dos idosos quando viram as ilustrações.
Para Piti Meimberg, presidente do CVRP, Conta que eu Desenho foi uma forma de celebrar os 25 anos do CVRP unindo voluntários de diferentes programas em uma ação conjunta e que promove um encontro intergeracional. "Os livros são importantes ferramentas dentro de nossos programas e o projeto Aquarela veio para eternizar essa data importante, já que os exemplares do Conta que eu Desenho farão parte de nosso acervo para que muitas outras crianças possam ler e ouvir essas histórias", afirma Piti.
O lançamento contou ainda com homenagem a algumas pessoas que marcaram a história do CVRP e contribuíram para o seu desenvolvimento e também uma participação especial de Valdir Cimino. Membro dos comitês de humanização e comunicação do Instituto Emilio Ribas, Cimino atua como voluntário contador de histórias no Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor de diversos livros entre tantas outras atividades e é fundador da Associação Viva e Deixe Viver, responsável pela implantação do projeto Contadores de história para crianças e adolescentes do CVRP, em hospitais, desde 2005. Em uma bate-papo informal com a presidente Piti, ele contou sua trajetória no voluntariado e o impacto que ele tem na vida das pessoas.
Mariana Jábali, fundadora do CVRP, afirma que comemorar os 25 anos com este livro é uma alegria e representa a essência do trabalho da entidade. "Conta que eu Desenho é um verdadeiro encontro intergeracional promovido pela literatura e pela arte. Ao traduzir em imagem o que os mais velhos vivenciaram, as crianças não só conectam passado e futuro como aprendem a se colocar no lugar do outro, para entendê-lo e, a partir de seu repertório e imaginação, e expressar o que aquelas histórias reais significaram para elas. Desde 1999, quando fundamos o CVRP, temos como missão incentivar o cidadão a participar de atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. E ano a ano conseguimos mobilizar mais pessoas com esse mesmo ideal. E por iniciativa de algumas delas, este livro se tornou realidade e, tenho certeza, vai tocar o coração de cada leitor de uma maneira especial", finaliza.
Sobre o CVRP
Fundado em 1999, por Mariana Aude Jábali, o CVRP tem como missão incentivar o cidadão a participar atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e, desde então, já capacitou diversas instituições e voluntários para atuarem em diferentes programas. Hoje, o CVRP conta com 140 voluntários atuando nos programas "Conta Mais", com contadores de histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, "Histórias e Oficinas", que além de contar histórias para crianças e adolescentes, também promove oficinas criativas em núcleos de convivência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura (SCFV) e "Ouvidores de Histórias", no qual voluntários ouvem e contam histórias para idosos nas Instituições de Longa Permanência (ILPIS). Todos os voluntários passam por uma capacitação para estarem treinados e cientes de sua atuação nos diferentes programas. As capacitações acontecem a cada seis meses. Para participar desse time, é só entrar em contato com o Whatsapp do CVRP: 3635-1739 e preencher um formulário de intenção. Mais informações: www.voluntariadorp.org.br.
SERVIÇO
Livro: Conta que eu desenho
Autor: resultado do projeto Aquarela, idealizado por voluntários que atuam nos programas Ouvidores de Histórias e Histórias e Oficinas.
Páginas: 48
Editora: Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP)
Preço: R$ 20 (revertidos aos projetos do CVRP)
Onde comprar: Sob encomenda pelo whatsapp (16) 3635-1739
Foto: divulgação