Com mudança na legislação, Dia das Mães será comemorado neste domingo, 14, em RP

Com mudança na legislação, Dia das Mães será comemorado neste domingo, 14, em RP

Medida do legislativo que alterou a data do feriado na cidade não teve grande adesão na prática

No dia 30 de abril, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou o projeto de lei que adia para o dia 14 de junho o Dia das Mães na cidade.  O projeto toma como base uma pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) com comerciantes e empresários. Dos lojistas consultados, 63,5% foram favoráveis ao adiamento da data.

Na preferência dos participantes prevaleceu o adiamento para junho (43,9%); 33,7% preferiram o último domingo de maio e 22,4% se disseram indiferentes às datas. Foram consideradas 323 respostas.

"É uma alteração de calendário, simbólica [...]. Portanto, para mais de um mês de prazo fora do confronto a qualquer decreto, seja municipal, estadual ou federal. Este gesto, a pedido da população, ameniza efeitos devastadores na nossa cidade que tem um perfil de comércio e prestação de serviço", declarou o vereador Lincoln Fernandes (PDT), autor da proposta.

Todavia, não é notado nem por parte dos lojistas, nem das entidades que os representam, grande movimentação em prol da data na cidade. A Acirp não irá realizar uma campanha específica para a data, como costuma realizar todos os anos.

Dessa vez, a entidade uniu o "novo" Dia das Mães, o Dia dos Namorados e as dificuldades que os lojistas estão passando durante a pandemia para formular uma única campanha de incentivo ao comércio local. Com tema “Valorize o perto, valorize o próximo”, a ideia é colaborar para a sobrevivência dos varejos de bairros.

“Muitos empresários de Ribeirão Preto e região estão se reinventando para permanecerem ativos no mercado. Em tempos de isolamento social, o uso das redes sociais se tornou imprescindível para a continuidade dos negócios. E este foi, justamente, o impulso para criar esta ação”, explicou o presidente da Acirp, Dorival Balbino.

Outro objetivo da campanha “Valorize o perto, valorize o próximo” é promover uma rede de solidariedade, tendo em vista que comprar do comércio local vai além da questão financeira para o funcionamento e sobrevida dos negócios.

“Estamos buscando colaborar também para fortalecimento dos laços entre clientes, empresários e colaboradores, aumentando a relação de confiança entre eles e as  experiências  de consumo”, conclui Balbino.

Já o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) optaram por não aderir ao movimento de mudança da data e, por isso, não realizaram campanhas específicas para o Dia das Mães em junho.

Última oportunidade

Esta sexta-feira, 12, e o sábado, 13, serão as últimas oportunidades dos ribeirãopretanos de irem, presencialmente, às compras na cidade. Isso porque, toda a Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que engloba Ribeirão Preto e outros 25 municípios, deverão retroceder nas medidas de isolamento social a partir de segunda-feira, 15.

Com isso, deverão fechar os estabelecimentos não essenciais do dia 15 até o dia 28 de junho. Segundo o governo estadual, desde abril, as projeções já apontavam que a contaminação estava mais acelerada no interior do que na capital. 

Em nota, o Sincovarp e a CDL, lamentaram o retorno para a Fase Vermelha e declararam que continuarão trabalhando na "construção de soluções para que a cidade volte à classificação laranja e continue evoluindo até a reabertura total". Afirmam, ainda, o reposicionamento da campanha de conscientização, lançada no último fim de semana, para o mote “Proteja vidas e ajude Ribeirão a seguir em frente!”.

“Seja trabalhando no Grupo de Transição e Retomada onde representamos o Comércio Varejista, na campanha de conscientização junto com entidades parceiras seja realizando ações práticas para ajudar a alavancar vendas no setor lojista, não vamos desistir! E a população precisa ajudar também!”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL.

Já a Acirp manifestou seu descontentamento com o governo do Estado no que diz respeito a transparência dos dados e critérios que basearam a decisão, uma vez que regiões com piores números tiveram a classificação mantida, enquanto a cidade de Ribeirão Preto foi rebaixada.

"A Acirp entende que os comerciantes cumpriram com seu papel na reabertura, respeitando todos protocolos sanitários determinados, e segue defendendo que seja realizada uma comunicação clara e antecipada de indicadores evolutivos para que o plano proposto pelo governo do Estado seja de fato efetivo", criticou.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: