Com prisões lotadas, número de detentos em Ribeirão Preto aumenta
Com prisões lotadas, número de detentos em Ribeirão Preto aumenta

Com prisões lotadas, número de detentos em Ribeirão Preto aumenta

População prisional no município cresce 3,2% em um ano e chega a aproximadamente 3,5 mil detentos neste mês

A população prisional de Ribeirão Preto chegou a 3.433 detentos em março deste ano, segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. No mesmo mês, em 2016, a população carcerária do município – dentro da penitenciária masculina, feminina e o Centro de Detenção Provisória – era de 3.321 detentos, um aumento de 3,2%.

O maior aumento foi observado na penitenciária masculina. Atualmente com 1.900 presos, em março do ano passado o local contava 1.804 detentos, um crescimento de 5%.

O Centro de Detenção Provisória (CDP), por outro lado, mesmo com uma população acima de sua capacidade, apresentou uma redução de 4,6%, registrando neste mês 881 detentos, no ano passado, 922 encontravam-se presos.

Acima da capacidade

A penitenciária masculina de Ribeirão Preto tem capacidade física para 865 detentos e a Ala de Progressão Penitenciária 108. Contudo, o local abriga mais que o dobro de sua capacidade, com 1900 detentos na penitenciária e 153 na Ala de Progressão Penitenciária.

Leia também

Presídios estão com o dobro da capacidade em Ribeirão Preto
A urgência de um novo sistema carcerário
Crimes aumentam e Ribeirão Preto registra, em média, 11 roubos por dia

O mesmo é observado no CDP, onde 881 detentos dividem um espaço físico projetado para acolher 586 pessoas. A tendência também é observada na penitenciária feminina. Com 384 mulheres presas em um local com capacidade para 303. Na Ala de Progressão Penitenciária – que deveria ter 102 presas – há 115 mulheres cumprindo pena.

Embora tenha apresentado queda na quantidade de detentos, o CDP de Ribeirão Preto está com 881 presos, sendo que sua capacidade é de 586.


Foto: Wilson Dias

Compartilhar: