Condephaat autoriza projeto de 2ª fase de obras da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto
Antes, órgão já havia autorizado o início das obras de reforço estrutural da igreja

Condephaat autoriza projeto de 2ª fase de obras da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto

Nesta etapa, estão previstas a instalação de banheiros e sistema de ar-condicionado

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo, aprovou a segunda fase do projeto de restauro e adequação de infraestrutura da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. Nesta fase serão instalados banheiros e ar-condicionado.

Em deliberação do conselho, publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 29 de agosto, o Condephaat autorizou as intervenções previstas na segunda fase da obra, que são referentes à instalação de sanitários, áreas de apoio ao funcionamento do edifício e instalação de sistema de ar-condicionado, desde que seja realizada com pequenos equipamentos na área externa da igreja.

No entanto, o Condephaat informa que “os danos provocados em elementos arquitetônicos pela execução do Projeto de Recuperação Estrutural deverão ser objeto de recuperação futura”. Este alerta já havia ocorrido em relação à aprovação das obras da primeira fase, que é referente ao reforço estrutural da construção, visando o combate das rachaduras.

Ainda há uma terceira fase que está sendo avaliada pelo Condephaat, que trata do projeto de restauro de pinturas artísticas, que também deverá ser previamente aprovado pelo órgão.

Obras antecipadas

Enquanto isso, as obras de restauro da estrutura da igreja tiveram de ser antecipadas. Os serviços, antes previstos, para terem início em 2019, foram adiantados em razão do deslocamento de uma coluna de sustentação em 30 centímetros, o que pode comprometer a estrutura do prédio.

Leia mais:
Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto antecipa início das obras de restauro

 


Foto: Julio Sian/ Arquivo Revide

Compartilhar: