Consumidores reclamam de atrasos dos Correios, que diz que resolverá problema até fevereiro
Consumidores reclamam que contas têm chegado em atraso; Procon orienta que consumidor procure prestador de serviço

Consumidores reclamam de atrasos dos Correios, que diz que resolverá problema até fevereiro

Empresa afirma que atrasos foram motivados por sobrecargas no centralizador de correspondências

Cansado de esperar pelas contas de casa que chegam atrasadas pelos Correios, o serralheiro Roque Rugiero, que vive no Centro de Ribeirão Preto, resolveu ir até uma agência da companhia de telefonia celular da qual é assinante para imprimir a segunda via do boleto e quitá-lo em dia, sem precisar pagar multa.

A situação tem sido recorrente para o serralheiro nos últimos meses, que reclama que quando as correspondências chegam, elas já vêm juntas com de outros meses, em razão do acúmulo de contas que não foram entregues. Ele diz que a situação vem desde a greve dos funcionários, que terminou no último mês de setembro.

“Quando as contas vêm, elas chegam até enroladas em um elástico, em razão do acúmulo de cartas para entrega. Para eu não correr riscos, eu vou até a agência da empresa que tenho alguma conta, para pagar imediatamente ou imprimir o boleto em dia”, comenta Rugiero, que se diz incomodado com a situação.

“Se bobear, chega com atraso, o que traz certo prejuízo financeiro para a pessoa. É pouco o valor do juro, mas te faz pagar a multa. É uma pena esta situação, porque os Correios são uma instituição que já foi muito respeitada e símbolo de eficiência. Hoje em dia, nem sombra disso”, conclui.

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A situação não é exclusiva de Rugiero, moradores de bairros como Jardim Paulista e Jardim Macedo, na Zona Leste de Ribeirão Preto, também reclamam.

O Portal Revide procurou os Correios para que explicasse a situação. A estatal informou que os atrasos ocorrem em razão da sobrecarga de objetos postais no centralizador dos Correios, onde a carga postal é tratada antes de ser encaminhada para as unidades de distribuição de Ribeirão Preto.

Os Correios ainda informam que a situação deve ser normalizada até fevereiro. Para conseguir cumprir a promessa, a empresa declara que realiza ações no centralizador com a utilização de trabalhadores temporários, apoio de empregados de outras unidades, mutirões e serviço extraordinário.

O que o consumidor pode fazer?

Para não pagar contas em atraso com juros e multa, o Procon de Ribeirão Preto orienta que os consumidores  tomem o cuidado em pagar as despesas dentro prazo e, caso não tenham recebido a conta de consumo antes do prazo de pagamento, procurem o fornecedor para solicitação de outro meio para pagamento.

“A falha na prestação de serviço dos correios pode prejudicar vários consumidores, mas a exigência de tal conduta de cumprimento de oferta dependerá muito de que como se foi contratada a prestação de serviço para com o fornecedor credor das contas de consumo, pois somente com a ciência da forma da contratação que se podem realmente constatar que os Correios estariam prestando um serviço impróprio e falho”, salienta o chefe de divisão de gerenciamento do Procon em Ribeirão Preto, Feres Najm.


Foto: Amanda Bueno

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