Corredor de ônibus Norte-Sul vai ser o maior de Ribeirão Preto
Projeto do corredor de ônibus Norte-Sul implantado pelo Programa Ribeirão Mobilidade vai ser o maior de Ribeirão Preto

Corredor de ônibus Norte-Sul vai ser o maior de Ribeirão Preto

O corredor vai ter cerca de 20 quilômetros passando pelas principais avenidas da cidade

O projeto do corredor de ônibus Norte-Sul, implantado pelo Programa Ribeirão Mobilidade da Secretaria de Obras Públicas, vai ser o maior de Ribeirão Preto. A obra vai ser dividida em quatro trechos, com cerca de 20 quilômetros, que vão passar pelas principais avenidas da cidade como a Independência, Meira Júnior, Mogiana, Antônia Mugnatto Marincek. 

As paradas dos ônibus deste projeto estarão localizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros com faixas de rolamento exclusivas para os ônibus. “Este é o corredor mais diferenciado que teremos na cidade, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais. Além disso, contará com botoeiras para pedestres e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito”, explica o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro. 

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus. 

Trecho 1

Iniciado em janeiro deste ano, e com o prazo de execução de 12 meses, o investimento do trecho 1 foi de R$ 23.997.875,14. Esse trecho é formado pelas avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, que vai ter a implantação de uma ciclovia. A ilha central da avenida Thomaz Alberto será reduzida e será implantada uma galeria de água pluvial, que atualmente não existe na avenida. O trecho que  fica no final da avenida Recife sendo a principal ligação com o corredor de ônibus da avenida Antônia Mugnatto Marincek, trouxe uma economia de 18,5% aos cofres públicos frente ao investimento previsto inicialmente de R$ 29.452.918,16.

Trecho 2 e 3

Os trechos 2 e 3 foram iniciados em agosto de 2020 e terão 18 meses de execução da obra. Eles são os mais longos do corredor Norte-Sul, passando pelas avenidas Independência, Meira Júnior, Cavalheiro Paschoal Innecchi e Mogiana. Juntos contarão com investimento de R$ 36.376.686,65, valor que teve uma economia de 28,32% com a licitação da obra, diante do previsto inicialmente de R$ 50.752.652,86. Mesmo não sendo parte do corredor Norte-Sul, vai ser implantada uma ciclovia saindo da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, passando pelas avenidas Luzitana e Casper Líbero até seu final. 

Trecho 4

O trecho 4 vai ter a obra realizada  nas avenidas Independência, Lígia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta e Coronel Fernando Ferreira Leite. O valor previsto é de R$ 18.500.346,92.

Programa Ribeirão Mobilidade

A cidade conta com cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade licitadas e em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto. O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões em recursos do Governo Federal e o restante, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento e outras agências de crédito. 


Imagem: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto

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