CPFL realiza operação contra fraudes e furtos de energia elétrica em Ribeirão Preto
Ação encontrou desvios no sistema de medição e teve foco em imóveis comerciais; pelo menos pessoas três foram encaminhadas à delegacia
A CPFL Paulista realizou, nessa quarta-feira, 22, uma operação contra fraudes e furtos na rede elétrica em Ribeirão Preto. A ação foi especialmente voltada para irregularidades em supermercados, postos de gasolina, academias, restaurantes e depósitos de bebidas, após a verificação de inconsistências nas medições dos consumos de energia local. A operação identificou três esquemas de desvio. A empresa registrou as ocorrências e pelo menos três responsáveis foram conduzidos para a delegacia.
A identificação das infrações acontece por meio de inspeções no sistema somadas à blindagem de rede. Ao encontrar indícios de fraude, são organizadas medições periódicas de padrões de consumo do local flagrado, o que evita a reincidência de furtos.
Essas tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem o aumento da produtividade das equipes e a intensificação das iniciativas contra fraudes sem que seja necessário deslocar os técnicos. “A CPFL Paulista realiza importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também adotou novas tecnologias, com mais inteligência, em seus processos de monitoramento e análise”, afirma Roberto Sartori, presidente da distribuidora.
Fraudes e furtos de energia são crimes que podem levar ao cumprimento de pena de até quatro anos de reclusão. Além disso, a pessoa que for flagrada com consumo irregular terá que pagar os valores retroativos referentes ao período em que fraudou o fornecimento. Outra consequência é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, já que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, podendo provocar graves acidentes com os fraudadores e com os demais moradores dos arredores.
As distribuidoras da CPFL receberam, em 2019, mais de 96 mil contatos de consumidores relatando alguma irregularidade na rede. Uma a cada quatro denúncias foram confirmadas pela companhia em suas inspeções. Ao ao longo do ano passado, foram 235 prisões durante operativos policiais de combate ao furto de energia. Por causa do auxílio da população, foi possível recuperar 21,2 mil MWh de energia furtada, o suficiente para abastecer 20 mil casas no período de um ano. Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas, pelo site, ou pelo e-mail [email protected].
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