Cronograma para criar consórcio de vacinação e possibilitar a compra doses será apresentado na segunda, 1º
Até essa sexta-feira, 26, Ribeirão Preto havia aplicado 43.140 doses de vacinas contra a Covid-19

Cronograma para criar consórcio de vacinação e possibilitar a compra doses será apresentado na segunda, 1º

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) representou a região Sudeste na Frente Nacional de Prefeitos em reunião neste sábado, 27

Representando a Região Sudeste do País na videoconferência realizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) neste sábado, 27, o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), informou que, na segunda-feira, 1º, será apresentado o cronograma de instituição do consórcio para a aprovação dos municípios e a possibilidade de compra das doses da vacina contra a Covid-19 fora do Plano Nacional de Imunização.

Na terça-feira, 23, a Frente Nacional de Prefeitos anunciou a criação de um consórcio público para compra de vacinas, como forma de busca alternativas para dar andamento na campanha de vacinação. A criação do consórcio leva em conta a autorização do Supremo Tribunal Federal para, caso haja alguma falha no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, estados e municípios comprem diretamente doses da vacina contra o Coronavírus

"Para aderir ao consórcio público, vamos elaborar proposta e minutas do projeto de lei que será encaminhado às câmaras municipais de cada cidade", explicou Nogueira, por meio de nota enviada pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Preto. 

De acordo com o chefe do Executivo, o documento conterá detalhamento de como as vacinas serão adquiridas assim como medicamentos, equipamentos e insumos para o tratamento da doença. 

Integrantes da comissão:

Presidente da FNP, Jonas Donizette(PSB)
Prefeito Edvaldo Nogueira, Aracaju/SE (PDT)
Prefeito David Almeida, Manaus/AM (Avante)
Prefeito Edmilson Rodrigues, Belém/PA (Psol)
Prefeito Emanuel Pinheiro, Cuiabá/MT(MDB)
Prefeito Bruno Reis, Salvador/BA (DEM)
Prefeito Miguel Coelho, Petrolina/PE (MDB)
Prefeito Eduardo Paes, Rio de Janeiro/RJ (DEM)
Prefeito Duarte Nogueira Ribeirão Preto/SP (PSDB)
Prefeito Rafael Greca, Curitiba/PR (DEM) 
Prefeito Sebastião Melo, Porto Alegre/RS (MDB)

Ainda segundo a nota enviada, as etapas constituídas nesse cronograma serão: a manifestação de interesse dos municípios em participar do consórcio; a disponibilização do protocolo de intenções e de minuta do projeto de Lei com justificativa para avaliação da Comissão de Vacinação; a disponibilização de protocolos de intenções e de minuta do projeto de Lei com justificativa no site da FNP; a Lei aprovada pelo Legislativo de cada município, a assembleia para instalar e deliberar o estatuto; e o regimento interno. 

Vacinação

Até essa sexta-feira, 26, Ribeirão Preto havia aplicado 43.140 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo levantamento do Vacinômetro, ferramenta do Governo Estadual. Já foram aplicadas 31.632 vacinas em primeira dose e 11.508 relativas à segunda dose. 

As vacinas contemplaram, desde o início da vacinação, idosos com 85 a 89 anos e de 90 anos ou mais, acamados e profissionais da saúde. A cidade dispõe de uma reserva, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização, de 17.572 doses que serão destinadas à complementação da aplicação da segunda dose. O total de vacinas recebidas é de 60.666 doses.

A vacinação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com idade entre 80 e 84 anos, principalmente com dificuldades de agendar pela internet terá início nesta segunda-feira, dia 1º de março e prossegue na terça-feira, 2 quarta-feira, dia 3, das 8h30 às 14h30, nas salas de vacina de 26 UBSs - Unidade Básicas de Saúde distribuídos pela cidade.

“As pessoas têm, entre o 21º dia e 28º dia, após a data da aplicação da primeira dose, para receber a segunda dose. Portanto, devem aguardar as notificações das secretaria da Saúde, avisando sobre a disponibilidade da segunda dose, que irá ocorrer nesse período, ou seja, do 21º ao 28º dia”, orienta o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

O agendamento deverá ser feito pelo site e pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442, onde é possível escolher o dia, o horário em qualquer uma das 26 unidades de saúde onde o idoso deseja ser vacinado.

No dia e horário agendados para receber a vacina, será preciso ter em mãos um documento oficial com foto, CPF, comprovante de endereço de Ribeirão Preto atualizado e o número do protocolo do agendamento.

Idosos acamados

Os idosos acamados, dessa faixa etária, poderão receber a vacina em sua própria casa, por meio do SAD - Serviço de Atenção Domiciliar. Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111.

 

Serviço

Vacinação - Covid 19 – Idosos com 80 a 84 anos de idade

Agendamento - Pelo site ou pelos telefones 3977-9441/3977-9442

 

Vacinação

Data – 1º,2 e 3 de março de 2021

Horário - das 8h30 às 14h30

Local- em 26 postos de vacinação

 


Imagem: Revide

Compartilhar: