Daerp entra com liminar para garantir funcionamento das atividades durante a greve
Multa em caso de descumprimento é de R$ 20 mil por dia

Daerp entra com liminar para garantir funcionamento das atividades durante a greve

Pedido no Tribunal de Justiça assegura que parte dos servidores da autarquia deverão trabalhar durante a paralisação

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) entrou com uma liminar no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) para garantir o funcionamento das atividades durante a greve que terá início nesta quarta-feira, 10.

O órgão exige, sob pena de multa de R$ 20 mil por dia, que no mínimo 70% dos funcionários da divisão de contas a pagar estejam trabalhando durante a greve; 50% da seção de corte e religação de água, da seção de hidrometria e do setor de tesouraria; além de 100% dos demais servidores nos outros serviços.

O pedido foi feito por meio de um instrumento chamado tutela de urgência antecipada. Com isso, o Daerp obtém, de forma antecipada, direitos que só seriam alcançados ao final da sentença julgada. Dessa maneira, a autarquia evita maiores perdas e riscos de interrupção de serviços básicos na cidade.

A decisão toma como base a lei nº 7.783/89, que garante o direito à greve. Segundo o texto, nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados a garantir, durante a paralisação, a prestação dos serviços indispensáveis à população.

Leia mais:
Servidores decidem por greve geral a partir de quarta-feira, 10, em Ribeirão
Prefeitura de Ribeirão Preto não dará aumento aos servidores

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: