Defesa Civil orienta população de Ribeirão Preto sobre período de estiagem
Fogo na área de vegetação urbana traz muitos transtornos aos moradores

Defesa Civil orienta população de Ribeirão Preto sobre período de estiagem

Período mais seco do ano aumenta os riscos de incêndios em áreas de vegetação urbana

A falta de chuvas, comum neste período do ano, aumenta os riscos de ocorrência de incêndios em matas e terrenos. O fogo em áreas de vegetação urbana pode causar danos graves na flora, fauna e degradar o solo. Pode também causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.

 

Na grande maioria das vezes, as queimadas urbanas são resultado de ações humanas irregulares. A fiscalização, segundo o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Preto, Tiago Caldeira, ocorre por meio de denúncias pelos telefones 193, do Corpo de Bombeiros, ou 199, da Defesa Civil, além de patrulhamentos constantes da Guarda Civil Metropolitana.

“Através de Boletim emitido pela Defesa Civil Estadual, de alerta máximo com risco de incêndio em nosso município, estamos monitorando áreas urbanas e rurais preventivamente. Salientamos a importância da contribuição da população não fazendo descarte irregular de lixo, bitucas de cigarro, queima de lixo e resíduos, o que é proibido e pode causar incêndios”, explica Caldeira.

 

No período de estiagem, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco. Por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde. Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro e colírio na lubrificação das vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório, além de evitar a prática de atividades físicas entre 11h e 17h.

 


Valter Campanato/Agência Brasil

Compartilhar: