Exposição em Ribeirão Preto revela beleza da natureza em imagens microscópicas

Exposição em Ribeirão Preto revela beleza da natureza em imagens microscópicas

Mostra gratuita une arte e ciência e propõe reflexão sobre preservação ambiental e desperdício de alimentos

A partir do dia 2 de julho, a Biblioteca Sinhá Junqueira, no Centro de Ribeirão Preto, recebe a exposição “Arte e Ciência em Microescala”, da fotógrafa e patologista clínica veterinária Gisele Conti. A mostra apresenta imagens ampliadas entre 200 e mil vezes de elementos naturais invisíveis a olho nu, como fungos de frutas, sementes, insetos, plantas, flores, pelos de animais, conchas e algas marinhas.

 

O projeto, voltado a crianças a partir de seis anos, jovens e adultos, une arte, ciência e educação ambiental por meio de uma proposta visual, lúdica e sensível. Além das fotos em painéis, parte das imagens será exibida em lâminas microscópicas e placas de petri, reforçando o caráter didático da exposição. “Este é um universo oculto e misterioso para muitas pessoas, e a fotografia pode criar uma ponte entre ciência, arte e conscientização ambiental”, afirma Gisele Conti.

 

A programação também inclui oficinas e atividades com foco em acessibilidade. No dia 12 de julho, das 10h às 12h, será realizada a Oficina de Arte com Estereomicroscópio, com visita guiada pela artista e produção de desenhos a partir das imagens expostas. Já no dia 19 de julho, das 14h às 15h30, ocorre o Workshop de Acessibilidade, com a especialista Priscilla Gonçalves, abordando o uso de audiodescrição em espaços culturais.

 

A Biblioteca Sinhá Junqueira foi escolhida por sua estrutura com acessibilidade arquitetônica, sala com leitura em braille e equipamentos de audiodescrição.

 

Após a mostra na biblioteca, a exposição circulará pela EMEF Alfeu Gasparini, entre os dias 6 e 20 de agosto. A programação contará com sessões de contação de histórias com a atriz e musicista Luara Pepita, nos dias 6 e 7, levando narrativas inspiradas no mundo microscópico para os estudantes.

 

Sobre a artista

 

Gisele Conti atua como fotógrafa há cerca de 10 anos e tem formação em Patologia Clínica Veterinária. Participou de cursos com nomes como Tony Miyasaka e Ary Sousa Filho. Seus trabalhos já foram contemplados por editais como o ProAC e o Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, com exposições em diversas cidades do interior paulista. No YouTube, mantém o canal Citolabvet Diagnósticos Veterinários, com cerca de oito mil inscritos.

 

A exposição “Arte e Ciência em Microescala” é viabilizada pelo edital Cultura em Ação, do Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, com apoio em 2024.

 

Serviço
Exposição “Arte e Ciência em Microescala”
Quando: de 2 de julho a 2 de agosto. Terça a sábado, das 9h às 18h
Onde: Biblioteca Sinhá Junqueira – Centro, Ribeirão Preto
Quanto: entrada gratuita | Classificação livre
Mais informações: giseleconti.com.br


Foto: Gisele Conti e divulgação

Compartilhar: