Foliões fazem ato de protesto contra cancelamento de bloco na Zona Sul
No local, o público mostrou o descontentamento com os responsáveis pelo cancelamento

Foliões fazem ato de protesto contra cancelamento de bloco na Zona Sul

O assunto movimentou redes sociais da cidade neste domingo, 10; Até o vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa se manifestou

Ao longo da tarde deste domingo, 10, cerca de 200 pessoas se reuniram e compareceram na Praça Mateus Nader Nemer (Bicicleta) como forma de protesto contra o cancelamento do Bloco carnavalesco Carna Folia.

Leia mais:
Pós-Carnaval na Zona Sul é cancelado por falta de segurança, diz prefeitura


O assunto tem movimentado as redes sociais da cidade neste domingo, 10. Até o Vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa se manifestou sobre o tema. O promotor mostrou solidariedade à organização e a todos que foram prejudicados com a decisão de cancelamento.

Confira a mensagem de Barbosa na íntegra:

“Minha solidariedade ao Bloco CarnaFolia impedido, a meu ver arbitrariamente, de realizar uma festa democrática, cultural e alegre na Zona Sul de Ribeirão Preto. À propósito, um samba em homenagem ao bloco prejudicado”.

Vice-prefeito se manifestou sobre o assunto

Um grupo de amigos veio de Jardinópolis até Ribeirão Preto para aproveitar o bloco, no entanto, ao chegarem ao local perceberam que não havia mais festas. Com o fato, os jovens decidiram participar do que foi realizado na Praça da Bicicleta.

“Estávamos ansiosos para o evento de hoje e ficamos bem chateados com a não realização do mesmo. Para não perder viagem, viemos até à Praça onde algumas pessoas se reuniram”, falou Diego Silva.

Já Gustavo Henrique optou por ir para aproveitar o carnaval. “Viemos até o local para não perder a festa que seria realizada neste domingo. Eu fiquei indignado com o cancelamento, pois cheguei a pedir folga do trabalho para participar e aí na última hora o evento é cancelado”.

Retorno Oficial

A Prefeitura de Ribeirão Preto alega que o cancelamento ocorreu por conta da falta de segurança, segundo recomendação da PM, os organizadores discordam.

O que chama a atenção é que o documento da Polícia Militar foi emitido no dia 25 de fevereiro. Em contato com a prefeitura, a assessoria de imprensa informou que levou alguns dias para o documento chegar ao Poder Executivo. O governo teria tentado contato com a produção do Carna Folia, mas não teve sucesso e, por conta disso, o alvará não foi liberado na sexta-feira, 8, às vésperas do evento.

No documento divulgado, o bloco foi barrado por conta de um evento similar em outra região da cidade, onde ocorreu consumo exagerado de bebidas alcoólicas e diversos furtos e roubos. Além disso, o documento informa que a festa poderia causar danos ao bairro como a área verde e uma lagoa que existe no meio do bairro e pode ser perigoso às pessoas.

A informação é de que o trânsito bloqueado do bairro também poderia ser um problema de fluxo entre outras exigências. Entretanto, o bairro é constantemente tido como área de eventos, como corridas.

Em contato com o Portal Revide, a organização esclarece que possui todos os laudos e documentos que foram pedidos para a realização do Carnaval e que, por motivos possivelmente corruptos, algumas pessoas poderosas da cidade conseguiram fazer com que a Prefeitura fizesse o cancelamento.

O grupo alega que o prejuízo de mais de R$ 300 mil não será em vão, já que tudo era feito dentro da lei. Uma representação criminal deve ser realizada com o Poder Executivo.

A Polícia Militar também foi procurada pela equipe de reportagem, mas informou que a resposta sobre o cancelamento só será dada na manhã dessa segunda-feira, 11. A SSP também foi procurada, mas não se manifestou sobre o assunto.

Confira a galeria de fotos do protesto dos foliões realizado na Praça da Bicicleta:






 


Fotos: Pedro Gomes

Galeria de imagens

Compartilhar: