Instalação de galerias pluviais visa acabar com enchentes na região central
As super galerias pluviais permitem o escoamento de grande volume de água

Instalação de galerias pluviais visa acabar com enchentes na região central

Dois largos dutos descerão pelo Centro, desaguando as águas da chuva no córrego Retiro Saudoso

A interdição na avenida Francisco Junqueira, entre as ruas Marcondes Salgado e São José, vai permitir a instalação de duas grandes galerias de águas pluviais que descerão da avenida Nove de Julho até o córrego Retiro Saudoso, na avenida Francisco Junqueira. Com isso, o problema crônico das enchentes provocadas pelas chuvas que descem da região da Nove de Julho, inundando o Centro, será sanado definitivamente.

 

A ação faz parte da obra da avenida Nove de Julho, iniciada há um mês e planejada em três etapas. A primeira delas concentrada na própria Nove, a ser feita sempre a cada dois quarteirões para não provocar grandes interdições no trânsito e no comércio local. As segundas e terceiras etapas são a construção das galerias de águas pluviais, cada uma com mais de 1 km e 300 metros. Com diâmetro avantajado, de 1,5 metro por 1,5 metro, as galerias terão capacidade de dar vazão a qualquer volume de águas.

 

Assim como na obra da avenida Nove de Julho, as obras para construção das galerias tanto na Marcondes Salgado quanto na São José serão feitas também por trechos, para que os desvios necessários sejam pequenos. Esta primeira interdição deve durar de oito a dez semanas.

 

Durante a interdição, os acessos aos estabelecimentos comerciais e residências nesta área serão somente para moradores e comerciantes, nos seguintes trechos de vias:


• Avenida Dr. Francisco Junqueira a partir do cruzamento com a rua Cerqueira César;


• Rua Marcondes Salgado a partir da rua Visconde do Rio Branco;


• Rua São José a partir da rua Visconde do Rio Branco.

 

Com essa intervenção viária, a RP Mobi (Transerp) recomenda as seguintes rotas alternativas:

 

• Quem vem da avenida Dr. Francisco Junqueira na pista Centro/Bairro e pretende acessar a região dos Campos Elíseos, deverá virar à esquerda no retorno da via com a rua Liberdade para acessar a pista oposta da avenida (Bairro/Centro), à direita na rua Benjamin Constant, à esquerda na rua Carlos Gomes, e à direita na rua João Ramalho.

 

• Condutores que seguem na Francisco Junqueira em direção à avenida Maurílio Biagi, deverão virar à direita na rua Cerqueira César, à esquerda na rua Visconde do Rio Branco (que estará com o sentido de direção invertido), à esquerda na rua Garibaldi (que contará com um novo semáforo), à esquerda na avenida Dr. Francisco Junqueira para seguir o destino desejado.

 

• Aos que estão na Francisco Junqueira e querem acessar a região Central, devem virar à direita na rua Cerqueira César e seguir em direção à região do Palácio do Rio Branco (antiga sede da prefeitura); ou, ao chegar na Cerqueira César, pode virar à esquerda na rua Mariana Junqueira e à direita na rua Sete de Setembro.

 

Com essa intervenção viária, a RP Mobi recomenda aos condutores que trafegarem pela região interditada que redobrem a atenção e diminuam a velocidade para evitar acidentes.

 

 


Guilherme Sircili/CCS

Compartilhar: