Nova Área Azul se torna passível de multa nesta quinta-feira, 1º
Transerp inicia fiscalização de Nova Área Azul a partir desta quinta-feira, 1º

Nova Área Azul se torna passível de multa nesta quinta-feira, 1º

Fiscalização será realizada por videomonitoramento das placas dos veículos estacionados

O novo modelo de Área Azul, que utiliza de parquímetros e pagamento digital, implantado pela Transerp na região Central de Ribeirão Preto, passa a ser fiscalizado a partir desta quinta-feira, 1º. São 1.195 vagas cadastradas neste novo sistema de estacionamento rotativo.

 

A fiscalização será realizada por meio das placas dos veículos, cadastradas no sistema pelos motoristas a partir dos aplicativos Sigapay e Digipare ou nos parquímetros espalhados pelas ruas do centro da cidade.

 

Os fiscais que passarem por uma zona da Área Azul farão a conferência das placas por meio de seu escaneamento. Carros que não tiverem a placa validada no sistema serão marcados com um primeiro sinal, se, em um período maior que 15 minutos, os fiscais passaram pelo local novamente e a validação da placa não for conferida o veículo será autuado.

 

Vaeículo utilizado no videomonitoramento das vagas de Área Azul. Foto: Divulgação

 

A Transerp alterou as placas de sinalização de Área Azul para novos modelos que contém informações necessárias aos motoristas a respeito do novo sistema. Agora, as placas destacam que a fiscalização será realizada por videomonitoramento, de acordo com a resolução vigente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

O pagamento da tarifa poderá ser realizado de forma digital, por meio dos aplicativos SIGAPAY e DIGIPARE, disponíveis para dispositivos móveis, através dos 20 parquímetros, aparelhos utilizados para medir o tempo de estacionamento de um automóvel em via pública, ou na aquisição de crédito avulso em pontos de venda, como ocorria no sistema antigo. Além desses métodos, os motoristas podem adquirir créditos por SMS ou por ligação para um número 0800.

 

Horário de funcionamento

A Nova Área Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

 

Tarifa da Área Azul

O valor por hora permanece o mesmo do antigo sistema, R$ 1,50 por uma hora e R$ 3 por duas horas. Motocicletas estão isentas da tarifa da Área Azul, desde que estacionadas em locais estabelecidos por sinalização própria.

 

Aquisição de crédito

 

Aplicativos

 

Os aplicativos Sigapay e Digipare, que serão utilizados no pagamento e monitoramento do tempo de estacionamento, possuem porte para dispositivos móveis com sistema Android ou IOs, de forma gratuita.

 

Ao instalar um dos aplicativos o motorista terá que cadastrar a placa do veículo, para que esse seja reconhecido pelo sistema de fiscalização, após o cadastro uma carteira digital ficará disponível para armazenar créditos utilizados no pagamento da tarifa da vaga.

 

Os apps possuem uma funcionalidade de alarme que pode ser configurada para avisar quando o tempo de estacionamento estiver acabando. Podem ser cadastrados mais de um veículo nos aplicativos, tendo a opção do motorista selecionar qual  está utilizando.
 

Parquímetros

 

Os parquímetros, novos equipamentos de pagamento da Área Azul, podem ser encontrados em 20 pontos das ruas do Centro de Ribeirão Preto.

 

É possível adquirir créditos avulsos nesses equipamentos por meio de moedas, cartões de crédito ou débito, ou, então cartões pré-pagos adquiridos na loja Área Azul. Todos os parquímetros possuem instruções detalhadas de uso na parte superior do equipamento.

 

Os aparelhos estão localizados nos seguintes pontos:

 

01 - Amador Bueno x Duque de Caxias

02 - Álvares Cabral x Mariana Junqueira

03 - Álvares Cabral x Américo Brasiliense

04 - Visconde de Inhaúma x Mariana Junqueira

05 - Tibiriçá x Américo Brasiliense

06 - Tibiriçá x São Sebastião

07 - José Bonifácio x Duque de Caxias

08 - José Bonifácio x São Sebastião

09 - Lafaiete x Álvares Cabral

10 - Lafaiete x Tibiriçá

11 - Marcondes Salgado x General Osório

12 - Prudente de Morais x Sete de Setembro

13 - Marcondes Salgado x Prudente de Morais

14 - Marcondes Salgado x São Sebastião

15 - Marcondes Salgado x Florêncio de Abreu

16 - Marcondes Salgado x Bernardino de Campos

17 - Barão do Amazonas x São Sebastião

18 - Visconde de Inhaúma x Praça da Bandeira

19 - Prudente de Morais x Floriano Peixoto

20 - Amador Bueno x São Sebastião

 

Pontos de venda (PDV)

 

Ainda será possível comprar créditos avulsos em alguns comércios, como acontecia no antigo sistema de cartões de papel. Os estabelecimentos credenciados contam com uma máquina que permite comprar os créditos em dinheiro, em cédulas ou moedas, e também com as mesmas opções disponíveis aceitas nos aplicativos.

 

Localização dos PDVs:

 

  • Álvares Cabral - nº 288; nº 575
  • Amador Bueno  - nº 328; nº 483
  • Américo Brasiliense - nº 889
  • Barão do Amazonas - nº 967
  • Florêncio de Abreu - nº 369
  • General Osório - banca revistas; nº 726
  • José Bonifácio - nº 375; nº 465; nº 460
  • Lafaiete - nº 920
  • Marcondes Salgado - nº 632; nº 1.113
  • Mariana Junqueira - nº 771
  • Saldanha Marinho - nº 143; nº 359; nº 512; nº 515
  • São Sebastião - nº 125; nº 364; nº 597; nº 745; nº 897
  • Visconde de Inhaúma - nº 89;  nº 146; nº 461; nº 586

 

SMS e 0800

 

O novo modelo de Área Azul permite aos motoristas adquirirem créditos, para o pagamento da tarifa, através do envio de uma mensagem de SMS para 27317 com o aplicativo Digipare, com o código da cidade (75), a placa do veículo e o tempo que deseja em minutos. Além disso, está à disposição dos usuários o telefone 0800.941-3444, também, para adquirir créditos, nesse caso o motorista deve ligar no número indicado e digitar o código 75.

 

Leia mais:

 

Saiba como funcionará a nova Área Azul em Ribeirão Preto

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: