Nova sede da Prefeitura de Ribeirão Preto é inaugurada nesta quinta-feira, 1º
Projeto de restauro do Palácio do Rio Branco está em fase final

Nova sede da Prefeitura de Ribeirão Preto é inaugurada nesta quinta-feira, 1º

Sede será temporária até a construção do novo centro administrativo da prefeitura

Foi inaugurada a nova sede da Prefeitura de Ribeirão Preto onde era o antigo prédio da Caixa Econômica Federal, na rua Américo Brasiliense, 426. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira, 1º, e contou com um tour e coletiva de imprensa.

 

A transição da prefeitura para a nova sede sucede desde o dia 18 de agosto. Segundo o prefeito da cidade, Duarte Nogueira (PSDB), foram 13 dias de trabalho até a inauguração. “A ideia era fazer a inauguração com toda a estrutura pronta, tanto da Secretaria da Fazenda, quanto a da Prefeitura Municipal funcionando. Ao mesmo tempo, aproveitando o início da semana do Bicentenário da Independência do Brasil”, explicou Nogueira.

 

A estrutura conta com 4,5 mil m² e quatro pavimentos, onde funcionará toda a estrutura administrativa da prefeitura e a Secretaria da Fazenda.

 

Ainda segundo o chefe do Executivo, nenhum valor foi pago pelo imóvel devido a um acerto de contas com a Caixa. Além disso, com a realocação da Secretaria da Fazenda, serão economizados R$ 600 mil por ano em aluguel.

 

Em toda a reestruturação do prédio, a prefeitura investiu por volta de R$ 5 milhões.

 

Casa temporária

 

Apesar de recém-reformada, a nova sede da prefeitura é temporária. Um novo centro administrativo já está com seu projeto executivo pronto e, aproximadamente daqui a dois anos, estará finalizado. O centro está previsto para entrar em construção ainda este ano e ficará na Av. Cavalheiro Paschoal Innecchi.

 

No futuro, quando a sede administrativa ocupar o centro que será construído, outros órgãos da cidade que ainda pagam aluguel serão trazidos para a o prédio atual. “A partir de agora, a Casa Civil fará todo o levantamento do que pode ser, no futuro, trazido para cá e qual a funcionalidade que pode ser extraída desse prédio para que ele mantenha a sua utilidade para Ribeirão”, declarou.

 

Patrimônio histórico

 

Com a saída da sede administrativa para outro local, o Palácio do Rio Branco terá outras instalações.

 

A antiga casa da prefeitura já está na fase final do projeto de restauro para que a obra possa ser licitada.   

 

Segundo o Executivo, o Palácio será sede da Secretaria da Cultura e, após seu restauro, ele servirá também como um centro cultural para exposições temporárias e permanentes – do acervo da prefeitura – além de outras mudanças no Salão Rosa.

 

Leia mais sobre o Palácio do Rio Branco.


Foto: Susanna Nazar

Compartilhar: