Nove pessoas morrem em desabamento em gruta de Altinópolis

Nove pessoas morrem em desabamento em gruta de Altinópolis

Das 11 pessoas soterradas, apenas duas foram resgatadas com vida

* Notícia modificada às 9h34 de 1º de novembro, para atualização de informação.

Nove pessoas morreram no desmoronamento na gruta Duas Bocas, em Altinópolis. Dos 11 soterrados, apenas dois foram resgatados com vida. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi encerrada por volta da meia-noite desta segunda-feira, 1º de novembro. 

De acordo com nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Altinópolis, um dos sobreviventes, morador da cidade de Franca, está internado na Santa Casa de Batatais com fratura na clavícula e suspeita de pneumotórax, mas o quadro de saúde estável. O outro sobrevivente, de Batatais, que está na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, fraturou os membros, passou por cirurgia ortopédica e também está estável. 

Outras seis pessoas ficaram feridas, mas não foram soterradas. Ao todo 75 bombeiros e 20 viaturas participam do resgate.

O caso

O teto da Gruta Duas Bocas, no município de Altinópolis desabou deixando 10 bombeiros civis soterrados, neste domingo, 31. O local é próximo à gruta e à cachoeira Itambé, pontos turísticos famosos da cidade. 

A Gruta Duas Bocas fica em um propriedade particular e foi usada pelos Bombeiros Civis para a realização de um treinamento. Ao todo, 28 pessoas participavam da ação. O treinamento teve início na tarde do sábado, 30, e o grupo acamparia no local. O acidente ocorreu na madrugada de domingo, a Defesa Civil foi acionada por volta das 1h.

"O grupo ou o proprietário da fazenda não realizaram qualquer contato prévio com a Prefeitura Municipal para informar acerca das atividades que seriam realizadas.  A defesa civil, neste momento, está atuando junto com os bombeiros e com o apoio da Prefeitura Municipal nas ações de socorro", informou a Defesa Civil.

Apoio estadual

Governo do Estado de São Paulo montou uma força-tarefa para resgatar as pessoas que ficaram presas na gruta. Desde o início da madrugada, quatro equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no atendimento e salvamento das vítimas.

Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), decolou em um King Air da PM às 11h30 do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, rumo ao município para reforçar o trabalho. 

Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros também estão no local para auxiliar nas buscas. Dois helicópteros Águia foram usados para apoiar as ações das equipes, que contaram com o reforço do policiamento territorial. 

Leia mais

Governo estadual envia equipes de resgate a Altinópolis


Foto: Divulgação

Compartilhar: