Número de mortes de mulheres no trânsito em 2016 já é similar ao de 2015
Número de mortes de mulheres no trânsito em 2016 já similar ao de 2015

Número de mortes de mulheres no trânsito em 2016 já é similar ao de 2015

Neste ano, foram 11 acidentes fatais em Ribeirão Preto envolvendo mulheres; o ano de 2015 fechou com total de 13

A quantidade de mulheres vítimas de acidentes de trânsito em Ribeirão Preto em 2016 já é similar ao total registrado em 2015, de acordo com números do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Até julho, 11 mulheres perderam a vida em acidente de automóveis, quantidade próxima à de 2015, quando foram 13.

Segundo o especialista em segurança no trânsito, e membro do observatório, Luiz Gustavo Correa, o crescimento se deu em razão do aumento da quantidade de mulheres utilizando motos, notando que houve crescimento de quase mil veículos do tipo nas ruas e avenidas do município em sete meses, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para Correa, o aumento na quantidade de acidentes envolvendo mulheres pode ser brecado com o aumento da conscientização sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, além de informar sobre as proibições de uso de sandálias e sapatos de salto alto no momento da direção.

“É uma epidemia que está ocorrendo na cidade. Um número exagerado de mortes. É preciso reforço nas ações de conscientização para que haja uma melhoria, mas principalmente no aumento da fiscalização”, salienta o especialista.

Mesmo com o aumento de mulheres que morrem em acidentes, o maior percentual de vítimas ainda é de homens, que representam 67% do total, com 32 mortes registradas até julho. O mês com mais vítimas foi fevereiro, com sete homens que perderam a vida em acidentes, enquanto foi apontada a morte de uma mulher. No total, 44 pessoas foram vítimas dos acidentes envolvendo veículos automotores no município até julho. Em todos os 12 meses de 2015, foram 83 vítimas, sendo 13 mulheres, ante 11 vítimas femininas em 2016 até o momento.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: