Ônibus voltam a circular em Ribeirão Preto na manhã desta terça-feira, 12

Ônibus voltam a circular em Ribeirão Preto na manhã desta terça-feira, 12

Segundo sindicato, diretores das empresas garantiram pagamento hoje aos funcionários

Os ônibus do transporte urbano voltaram a circular nesta terça-feira, 12. Nesta manhã, funcionários da empresas Rápido D'Oeste e Transcorp tiveram o pagamento dos salários prometido pelos diretores e voltaram a circular.

A informação foi confirmada em um vídeo na página oficial do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano e Suburbano de Passageiros de Ribeirão Preto e Região (Seeturp), pelo presidente João Henrique Bueno.

A Transerp também confirmou a volta dos ônibus nesta terça-feira, 12.

Projeto na Câmara 

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que aguarda a aprovação de um projeto de lei que antecipará repasse ao Consórcio PróUrbano, o que poria um fim à greve dos motoristas de transporte coletivo na cidade. Na manhã desta segunda-feira, 11, motoristas do transporte coletivo fizeram um movimento de paralisação parcial

Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano e Suburbano de Passageiros de Ribeirão Preto e Região (Seeturp) o movimento foi realizado por conta do atraso no pagamento de salários, que deveria ter sido depositado na última quinta-feira, 7.

Por meio de nota, o Consórcio Pró-Urbano informou que "o transporte é um serviço essencial público delegado ao privado. O sistema entrou em colapso, gastando muito mais do que arrecada, operando com 70% da frota e com receita em torno dos 20% do que arrecadava anteriormente. Com a quarentena estendida até o dia 31, o transporte não tem condições de continuar se não tiver alguma ação por parte da Administração Pública.".

Já a Transerp informou, por meio de nota, que notificou o PróUrbano para que tome as providências necessárias a fim de retomar o serviço do transporte coletivo urbano no município. 

"Informamos que até o momento, os ônibus do transporte coletivo urbano foram recolhidos para suas respectivas garagens. Não há previsão para retorno das linhas às ruas para o atendimento aos usuários. Conforme o andamento das negociações entre o consórcio PróUrbano e o sindicato da categoria dos motoristas, iremos informar em nossos canais oficiais", informou a nota. 

Antes dos motoristas cruzarem os braços, na quinta-feira, 7, a Prefeitura encaminhou um projeto de lei à Câmara Municipal solicitando autorização para antecipação dos recebíveis referentes ao pagamento da passagem gratuita de estudantes como forma de minimizar a situação.

O repasse, no valor de R$ 4,5 milhões, seria uma antecipação calculado que seria subsidiado pela Prefeitura no restante do ano. 

"Medidas especiais e emergenciais precisam ser adotadas para assegurar a continuidade do transporte público urbano em Ribeirão Preto, de forma que, mesmo em situação de queda drástica da receita, as empresas operadoras possam sobreviver frente às obrigações financeiras para manter os serviços em funcionamento", informou o Executivo na justificativa do projeto.

Contudo, o texto ainda não recebeu nenhum pedido de urgência entre os vereadores. No momento, o projeto está em pauta para o recebimento de emendas, esse processo pode demorar até 10 dias. E toda a tramitação do texto tem o prazo limite de 45 dias. Ou seja, a proposta tem, legalmente, até a sessão do dia 19 de junho para ser votada.

Segundo o presidente da Mesa Diretora da Câmara, o vereador Lincoln Fernandes (PDT), o projeto não será votado de maneira apressada. 

"O projeto tem o tramite normal, é um projeto complexo. Obviamente não deve ser analisado e votado de afogadilho. Isso que a Prefeitura está fazendo é chantagem. Não tem que relacionar uma coisa com a outra, o pagamento dos motoristas de ônibus não tem nada a ver com esse projeto", declarou Fernandes.

Leia mais:

Fluxo de passageiros no transporte coletivo de Ribeirão tem queda de 74% em abril

 


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: