Operação da Polícia Civil cumpre mandado em Orlândia, na Região Metropolitana de Ribeirão

Operação da Polícia Civil cumpre mandado em Orlândia, na Região Metropolitana de Ribeirão

Intitulada de “Decepticons”, ação da polícia do Distrito Federal visa apurar fraude em concorrências públicas entre empresas

A Polícia Civil do Distrito Federal, em parceria com a polícia de Ribeirão Preto, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 11, a Operação “Decepticons”, com o cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo e Goiás. Na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, houve cumprimento de mandado em Orlândia.

O trabalho foi realizado por meio da Divisão Especial de Repressão à Corrupção da Cecor (DECOR/CECOR). As diligências desta manhã cumpriram 11 mandados em Goiás (Goiânia, Aparecida, Morrinhos e Planaltina de Goiás), 14 mandados no Estado de São Paulo (São Paulo, Santo André e Orlândia) e dois no Distrito Federal (Jardim Botânico e SAAN).

A investigação, iniciada há oito meses, apura as atividades de dois grandes grupos empresariais com atuações no segmento de gestão e fornecimento de gêneros alimentícios a hospitais públicos, presídios e restaurantes comunitários em vários estados. A polícia ainda não divulgou o nome das empresas e pessoas que estariam envolvidas no esquema.

Os trabalhos apontam indícios de que esses grupos investigados buscam burlar o sistema de concorrências públicas, para garantir que alguma das empresas integrantes saísse vencedora e contratada para executar o objeto licitado. Com isso, caracterizam-se os crimes de fraude ao caráter competitivo de licitações, corrupção ativa e passiva e organização criminosa, além dos delitos relacionados às falsidades documentais.

A Polícia Civil verificou que, no início das investigações, que contam com o apoio da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social do MPDFT, empresas vinculadas aos grupos utilizaram tecnologias não permitidas (como softwares para lances automáticos em pregões eletrônicos, chamados de “robôs”) em uma licitação no Distrito Federal.

Com o desenrolar dos trabalhos policiais, foram coletados indícios de que os grupos praticavam também outras condutas ilícitas, bem como outros delitos contra a administração pública dentro e fora do DF. As buscas visam encontrar elementos que reforçaram as investigações em andamento.

Operação

O nome “Decepticons”, faz alusão ao uso de tecnologias não permitidas (softwares para lances automáticos em licitações), as quais são vulgarmente referidas como “robôs”.  


 


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: