Operadoras em Ribeirão Preto atingem mínimo exigido

Operadoras em Ribeirão Preto atingem mínimo exigido

Anatel determinou às operadoras patamares mínimos de qualidade da rede da telefonia móvel para acesso a rede de voz e internet móvel

Ribeirão Preto conta com mais de 570 Estações Rádio Base (ERB), que são as antenas de telefonia celular e internet móvel, espalhadas pelo município, de acordo com Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). São cinco operadoras que prestam serviços na cidade – Claro, Nextel, Oi, Vivo e Tim.

A Anatel determinou às operadoras patamares mínimos de qualidade da rede da telefonia móvel para todos os municípios brasileiros referentes aos acessos de rede de voz e acesso a tecnologia 2G, 3G e 4G.

De acordo com levantamento da agência, o acesso dos consumidores ribeirãopretanos a rede de voz no mês de julho – o último analisado pela Anatel -, que são as ligações, variam de 99% a 99,5% de alcance no município, sendo que o patamar mínimo exigido pela Anatel é de 95%.

Já o acesso de internet 2G em Ribeirão varia de 98,6% e 99,8%, dependendo da operadora, sendo que o patamar mínimo exigido pela agência é de 98%. Enquanto isso, o acesso a tecnologia 3G é de 98,9% a 99,8%, números parecidos ao apresentados ao acesso a internet 4G, sendo que ambos o patamar mínimo exigido é de 98%.

Os resultados são levantados por equipes de fiscalização da agência, que coletam dados de todas as estações de todos os municípios brasileiros. As informações estão disponíveis no aplicativo “Anatel Serviço Móvel” e no site da Anatel.

A medida foi adotada em razão da verificação do alto desvio de resultados em relação às metas regulamentares, com impactos no número de reclamações de usuários na agência, que informa que as principais operadoras no país investiram mais de R$ 33 bilhões em todo o Brasil nos últimos dois anos.

Revide On-line
Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: