Conheça 10 características que tornam Ribeirão Preto conhecida por aí
Conheça 10 características que tornam Ribeirão Preto conhecida por aí

Conheça 10 características que tornam Ribeirão Preto conhecida por aí

O Portal Revide listou fatos, curiosidades e acontecimento que fazem a fama do município

Com seus quase 700 mil habitantes, Ribeirão Preto é hoje cenário de muitas atrações no Brasil. São artistas, atletas, políticos e tantos outros profissionais que chegam até a antiga terra do café atrás de oportunidades. Com economia estável e produtiva entre as 21 cidades mais populosas do Estado de São Paulo, o município é conhecido por suas atrações e por características específicas.

O Portal Revide separou 10 fatos, curiosidades e estabelecimentos que tornaram Ribeirão Preto popular entre pessoas de todo o País.

1. Calor: Todos que passam por Ribeirão Preto não deixam de sentir, mesmo que um pouco, o clima quente e seco que a cidade proporciona em alguns períodos do ano. Não raro a cidade bate recordes de temperatura. Lembre-se que o filtro solar tem de ser companheiro nestes dias típicos da cidade.

2. Agronegócio:  Outro ramo tradicional na cidade, que traz pessoas de toda América Latina, é o agronegócio, que segundo especialistas já é o Vale do Silício brasileiro. Como no hino cantado, “Ribeirão Preto, terra do café”, não é de hoje que o munícipo se destaca pelos antigos cafezais e canaviais da região. Toda esta fama proporciona hoje a terceira maior feira de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow.

3. Pinguim e Theatro Pedro II: Ao falar de turismo em Ribeirão, o Quarteirão Paulista, como é tradicionalmente conhecido, tem de ser um ponto de passagem, já que é formado pelo conjunto arquitetônico que abrange o Theatro Pedro II,  o prédio do antigo Palace Hotel e o Edifício Meira Júnior, onde funciona uma das unidades do Pinguim, que tem tradição no chope.

4. Universidades: Cidade Universitária, a terra do café atrai milhares de estudantes de todo território nacional. Em Ribeirão existe uma vasta e tradicional lista de faculdades, universidades e centro universitários. O destaque é para a Universidade de São Paulo, A USP, que mantém tradição na cidade por várias décadas.

5. Linha férrea da Mogiana: No final do século XIX, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro chegou até Ribeirão Preto, o que facilitou naquele período o carregamento de café e comunicação para com outras distantes cidades. Esta linha teve participação até no grande clube de Ribeirão, já que jogadores e fundadores possuíam ligação com a mesma. Por volta de 1899, a Mogiana iniciou a construção de uma variante à linha-tronco, ligando a estação Entroncamento (em Ribeirão Preto) a Santa Rita do Paraíso (atual Igarapava), às margens do Rio Grande, onde a linha chegou em 1905. Dez anos depois, a construção de uma grande ponte metálica rodoferroviária permitiu a extensão da linha até Uberaba, reduzindo significativamente a distância entre o Triângulo Mineiro e Ribeirão Preto.

6. Califórnia Brasileira: Este apelido gringo surgiu por Ribeirão estar no centro de uma das regiões mais prósperas do Estado de São Paulo. A cidade então ganhou a fama de ser a Califórnia brasileira – uma alusão ao estado americano da Califórnia. Esse reconhecimento foi dado pelo jornalista Ricardo Kotscho, ao analisar o potencial e a força econômica do local.

7. Rei do Gado: A novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, transmitida pela primeira vez em 1996, tornou Ribeirão Preto um dos polos mais conhecidos do momento, já que diversas cenas eram gravadas nesta região. O enredo conta a história de jovens em famílias rivais que lutam pelo seu amor. Não é difícil encontrar vídeos da novela, especialmente da abertura, na internet.

8. Futebol: Dois craques do passado colocaram um dos times em Ribeirão em disputas nacionais. Estes que se tornaram ídolos em todas as equipes em que passaram. Os irmão Sócrates e Raí, mesmo em épocas diferentes, trouxeram o Botafogo para conhecimento nacional. Sócrates é conhecido também por sua passagem pelo Corinthians e seus passes de calcanhar. Raí, por sua vez, conquistou mundiais pelo São Paulo, time em que participa de ações até o momento.

9. Santos Dumont: Muitos não sabem, mas a invenção do avião foi apenas possível por uma ajuda extra da Câmara Municipal de Ribeirão, que ofereceu um conto de réis, equivalente a um milhão de réis ou a 1,4 quilogramas de ouro. Dumont então pode prosseguir em suas pesquisas, a qual, três anos depois, resultou na invenção do avião. Vale ressaltar que na primeira metade do século XX, a cidade atraiu imigrantes de todo o planeta. O destaque são os japoneses. Ribeirão é conhecida como "berço da imigração japonesa" por receber uma parte dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil em 1908

10. França – Com a Copa do Mundo em 2014, o município recebeu a seleção de futebol da França e ficou mais próximo dos franceses. Mas a relação com o país não é de hoje. Desde o início de sua construção, Ribeirão Preto foi apelidada de Petit Paris, em referência à arquitetura, que lembrava o centro de Paris.


Foto: Divulgação

Compartilhar: