Polícia Civil deflagra operação contra sequestradores em Ribeirão Preto
Grupo de criminosos recebeu mais de R$ 2 milhões em bitcoins
A Policia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Inteligência de Ribeirão Preto, em ação conjunta com o Cybergaeco, deflagrou a Operação Kirvem para prender sequestradores que receberam mais de R$ 2 milhões em bitcoins. A operação foi realizada na manhã desta quarta-feira, 9.
A operação foi visava desarticularr a quadrilha responsável pelo sequestro de duas pessoas de Ribeirão Preto em maio deste ano. Durante o crime, as vítimas foram forçadas a realizar a transferência de mais de dois milhões de reais em bitcoins como condição para a liberação do cativeiro.
Os sequestradores tinham conhecimento de que as vítimas mantinham os criptoativos em um “hardware wallet” (carteira física) e executaram o crime visando justamente à obtenção desses recursos.
Após modernas técnicas de investigação foi possível identificar que depois do recebimento do resgate os criminosos realizaram múltiplas transferências para mais de cento e vinte endereços distintos na própria blockchain, na tentativa de ocultar a origem dos valores. A manobra, no entanto, não impediu o rastreamento dos criptoativos e a identificação dos criminosos.
Em nota, a Policia Civil de Ribeirão relata que seis mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 02ª Vara Criminal de Ribeirão Preto. As ordens estão sendo cumpridas simultaneamente em quatro estados com o imprescindível apoio de equipes da Polícia Civil do Ceará, Maranhão e Tocantins, bem como da DEIC de Ribeirão Preto.
Foto: Revide