Policiais teriam favorecido investigados na Operação Têmis, afirma MP
Ministério Público acusa delegado e escrivães de favorecerem advogados investigados

Policiais teriam favorecido investigados na Operação Têmis, afirma MP

Inquérito da Promotoria do Ministério Público foi encaminhado ao juiz de direito da 4º Vara Criminal de Ribeirão Preto

A Promotoria de Justiça Criminal de Ribeirão Preto, que faz parte do Ministério Público do Estado de São Paulo, acusa delegado e escrivães do 4ºDP de Ribeirão Preto de favorecerem os investigados na Operação Têmis.  O documento foi encaminhado ao juiz de direito da 4º Vara Criminal de Ribeirão Preto.

Por meio de mensagens de WhatsApp, a Promotoria descobriu que os agentes públicos mantinham contato com os advogados acusados, que respondem ao processo em liberdade. Com isso, deixavam de investigar determinadas provas, ouviam de maneira rasa testemunhas importantes e repassavam informações sigilosas aos investigados.

"O teor das conversas deixa claro o forte vínculo ilegal mantido entre os agentes públicos e os advogados que à época deveriam ter sido investigados pelos policiais", escreve a Promotoria.  Segundo o MP, a atuação dos policiais com os acusados configura uma organização criminosa, já que agiam de forma ordenada e com divisão de tarefas.

No inquérito o MP ainda alega que algumas vítimas não foram chamadas, enquanto outras foram ouvidas de forma superficial. "Não sendo indagadas sobre questões relevantes, como, por exemplo, se conheciam os advogados, se compareceram aos escritórios deles, em que circunstância assinaram as procurações, se contrataram os advogados para a propositura de ações judiciais, se sabiam da propositura das ações distribuídas em seus nomes, etc.”, consta no inquérito.

Desde o início da Operação, todos os advogados investigados negam todas as acusações.  A defesa do escrivão alega que a acusação foi um "excesso do Ministério Público", já que o agente teve contato com o processo durante toda a tramitação, e nunca foi comprovada nenhuma irregularidade.

Já o delegado aguarda o recebimento da denúncia, mas afirma que demonstrará que não cometeu nenhum crime, inclusive, o pedido de afastamento do cargo feito pelo MP já foi negado pela justiça. A investigação quanto aos policiais supostamente envolvidos corre em segredo de justiça na Corregedoria da Polícia Civil.

Operação Têmis

A Operação Têmis foi deflagrada no dia 11 de janeiro de 2018, em Ribeirão Preto. A investigação apura golpes aplicados contra pessoas que possuíam restituições de valores perdidos em poupanças com a implementação do Plano Verão durante o governo do ex-presidente José Sarney.

O escritório de advocacia colocava os processos em segredo de justiça para que as vítimas não conseguissem consultá-los. Quando eles ganhavam a causa, o dinheiro era repassado diretamente ao escritório e repartido entre as empresas envolvidas. 

Leia mais:
Acusados na Operação Têmis temiam cair no próprio golpe


Foto: Gustavo Ribeiro

Compartilhar: