Por dia, Daerp aplica duas multas por fraudes em hidrômetros e ligações de água
Registro no interior do imóvel servia para o usuário controlar o uso da água pela ligação clandestina

Por dia, Daerp aplica duas multas por fraudes em hidrômetros e ligações de água

Balanço das autuações até novembro deste ano mostra que foram 768 irregularidades flagradas

O Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) aplicou média de duas multas por dia por conta de fraudes em hidrômetros e ligações de água neste ano. Segundo balanço do departamento, de janeiro a novembro, foram 768 autuações aplicadas a usuários na cidade. As ligações clandestinas, 148 casos, e hidrômetros adulterados, 143, são as principais causas de multas.

Na tarde de terça-feira, 10, mais uma ligação clandestina, também conhecida como “gato” foi flagrada pela equipe após denúncia. No local, a fiscalização localizou uma ligação direta feita da rede do Daerp para o imóvel sem passar pelo hidrômetro. Também foi localizado um registro no interior do imóvel que servia para o usuário controlar o uso da água pela ligação clandestina.

O usuário foi autuado em R$ 3.979,50 (150 Ufesps – Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) e será feita a cobrança da diferença do valor pago e o valor real do consumo dos últimos 60 meses.

Somente neste mês de dezembro, já foram pelo menos mais dois casos, além da denúncia do Maria Casa Grande, houve um flagrante no Salgado Filho, no dia 6.

Para o diretor Comercial e Financeiro do Daerp, Marcus Berzoti Ribeiro, a constância no número de flagrantes de fraudes em hidrômetros e ligações clandestinas se deve ao trabalho intenso da fiscalização. O diretor lembra que é importante a população denunciar as fraudes através do telefone 115.

“Nós vamos ampliar cada vez mais as ações da fiscalização, com o objetivo de inibir as fraudes. Quem frauda o sistema não prejudica apenas o Daerp com a falta de pagamento, mas também a população, porque reduz a quantidade de recursos para a manutenção dos serviços e investimentos. E prejudica a si próprio, porque a punição financeira tem valor significativo”, afirma Marcus Berzoti Ribeiro, diretor Comercial e Financeiro do Daerp.

Leia mais

Daerp flagra fraudes em ligações de água nos bairros Quintino Facci II, Jardim Iara e Paiva

Ligação clandestina de água é flagrada em casa do bairro Sumarezinho

Lava-rápido na região Central de Ribeirão Preto é multado por fraudar hidrômetro

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: