Procon-SP alerta sobre aumento de golpes nas redes sociais durante a pandemia

Procon-SP alerta sobre aumento de golpes nas redes sociais durante a pandemia

Dados de consultoria mostram que houve aumento de 63,5% na tentativa de golpes on-line neste ano

O Procon-SP fez um alerta aos consumidores sobre o golpe da clonagem da conta do WhatsAapp, que segundo a instituição, aumentou com a pandemia do novo coronavírus.

"Dizendo ser funcionário de site de compra, o golpista entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números que ela recebeu em seu telefone para supostamente ativar um anúncio; esse código é a verificação do WhatAapp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor", explica o Procon. Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. 

Segundo o Procon orienta, o consumidor não deve enviar o código de seis números caso receba uma ligação durante um processo de compra ou venda on-line. É importante ainda habilitar a "verificação em duas etapas" no WhatsApp: clicando em "configurações", "conta" e "verificação em duas etapas". Caso tenha sido vítima do golpe, o usuário deve entrar em contato com [email protected] e pedir a desativação temporária da conta, além disso, também é orientado registrar a denúncia na polícia, por meio de um boletim de ocorrência. 

"Nesse momento de pandemia, os golpes pela internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números", destaca Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

Um levantamento da empresa de segurança eletrônica ClearSale, no primeiro semestre deste ano, durante as compras on-line, foi registrada alta de 63,5% nas tentativas de fraude, em relação ao mesmo período de 2019. 

Vejas as dicas do Procon para evitar os golpes pela rede social:

- Não forneça dados, senhas, códigos, etc;

- Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;

- Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;

- não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;

- Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;

- Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;

- Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;

- O Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via WhatsApp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais, veja quais são aqui https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

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