Programa Municipal de Alfabetização e Letramento é lançado pela Prefeitura de Ribeirão Preto
Programa municipal deve recuperar ensino dos alunos por conta do déficit de aprendizagem causado pela pandemia

Programa Municipal de Alfabetização e Letramento é lançado pela Prefeitura de Ribeirão Preto

Objetivo é garantir a aprendizagem completa dos estudantes após um ano e meio de ensino remoto por conta da pandemia

Nesta sexta-feira, 4, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Educação, lançou o Programa de Alfabetização e Letramento na rede municipal de ensino. O projeto é voltado aos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é garantir a aprendizagem da língua escrita, criando as condições necessárias e fundamentais para que os estudantes sigam a trajetória escolar com êxito.

“Em consequência da pandemia da Covid-19, as aulas na rede municipal de Ribeirão Preto permaneceram no ensino remoto por 18 meses, ocasionando um enorme déficit de aprendizagem dos estudantes. O programa chega, junto a outras ações pedagógicas que serão implantadas ao longo do ano, para recuperação desses alunos, que é nossa prioridade”, explica o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel.

De acordo com o comunicado da prefeitura, o programa tem como princípio consolidar uma continuidade sistêmica da alfabetização e do letramento da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental, incluindo a EJA. E, também, integrar estratégias de viabilização do programa nos eixos de formação e manter, acompanhar e revisar metas de aprendizagem.

O Plano de Ação está focado em três eixos, sendo o primeiro o desenvolvimento profissional docente, que envolve a formação continuada de professores; o segundo, a recuperação da aprendizagem; e o terceiro, a infraestrutura da escola juntamente com um suporte pedagógico.

Para aprimorar o projeto, a rede municipal estabeleceu algumas ações para este ano:

- Ampliação da carga horária, com a implantação da 6ª aula para os estudantes do ensino fundamental

- Recuperação contínua

- Recuperação paralela, no contraturno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática

- Salas de estudos e laboratórios de informática

- Oficinas práticas de leitura e matemática

- Programa Tempo de Aprender

- Atividades on-line para recuperação de conteúdo

- Reagrupamento de turmas

- Escola na TV

- A Reestruturação da Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental e a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental, além de contar com um novo material didático

Mais informações podem ser encontradas no Portal da Prefeitura.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto


Foto: Pixabay

Compartilhar: