Renovação na OAB

Renovação na OAB

Alexandre Nuti é o novo presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto; seccional do Estado elegeu a 1ª mulher e a 1ª conselheira transexual da história

Alexandre Nuti será o novo presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto. Nuti é advogado, professor e coordenador do curso de Direito da Universidade Paulista (Unip). Ao todo, 4.798 advogados compareceram às eleições da OAB no último dia 25. A Chapa 10121 foi eleita com 1.627 votos e administrará a OAB no triênio 2022-2024.

A chapa que ficou em segundo lugar, a 10122 do advogado Anderson Polverel, recebeu 1.045 votos. A disputa eleitoral contou com quatro chapas e a realização de debates nas redes sociais, nos canais de rádio e televisão. E, pela primeira vez, foram utilizadas urnas eletrônicas na votação para Subseção, que trouxeram segurança e rapidez na apuração. Além de Ribeirão Preto, as eleições também foram realizadas nas subsedes de Jardinópolis, Serrana, Cravinhos, São Simão e Santa Rosa de Viterbo.

Nuti ressalta que a chapa 10121 foi a vencedora em todas as subsedes. “O meu sentimento não pode ser outro senão o de gratidão à advocacia pela confiança em mim depositada, me honrando com a outorga de uma procuração para representá-la no próximo triênio. Ciente da dimensão desse encargo, assumo o compromisso de bem cumprir esta elevada designação”, declarou.

O novo presidente da Ordem ainda destacou o papel dos colegas que integram a chapa. “Peço inspiração, compreensão e auxílio para realizarmos nosso sonho comum de uma OAB eficiente, inovadora e inclusiva, dando sequência aos princípios que o atual presidente, Dr. Luiz Vicente, aplicou na sua gestão: legalidade, moralidade e transparência”, pontuou.

Oficializada a vitória, Nuti adotou um tom conciliador em seu discurso. “A OAB não pode ser contaminada com o veneno da polarização que tantos males tem causado às nossas relações sociais, políticas e pessoais.

O contraditório faz parte da vida da advocacia, mas não podemos perder as noções de tolerância e civilidade. Na democracia é compreensível a discordância, porém, se a advocacia não se respeitar nos seus embates forenses, políticos e eleitorais, especialmente nas redes sociais, fomentaremos agressões que ofendem à dignidade da nossa profissão e da nossa instituição, o que acarretará a desvalorização da própria advocacia”, ressaltou. O advogado também agradeceu os concorrentes das outras chapas, Anderson Polverel, Jorge Marcos e Maria Eugênia Biffi pela contribuição que deram ao processo eleitoral.

Nova diretoria da 12ª subseção da OAB
Presidente: Alexandre Nuti;
Vice-Presidente: Alexandre Silveira;
Secretária Geral: Thais Buzato;
Secretária-Adjunta: Viviane Rocha;
Tesoureiro: Leandro Cesar. 

Eleição histórica

A seccional de São Paulo OAB elegeu a primeira mulher presidente em 89 anos de história: a advogada criminalista Patrícia Vanzoli, de 49 anos. Patrícia possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ela recebeu 64.207 votos (35,8%). Caio Augusto Silva dos Santos, que ficou em segundo lugar, recebeu 58.821 votos (32,7%).

A chapa vencedora terá também a primeira conselheira transexual da OAB-SP, a advogada Márcia Rocha. A conselheira coordenadora do projeto Transempregos, que ajuda pessoas transexuais a se inserirem no mercado de trabalho


Foto: OAB

Compartilhar: